Resenha - Apenas um Ano, de Gayle Forman


Livro: Apenas um ano / Autora: Gayle Forman
Editora: Novo Conceito / Gênero: YA / Literatura estrangeira
Páginas: 348 / Ano: 2015
Skoob


ATENÇÃO: Resenha pode conter spoilers do primeiro livro - Apenas um dia.

Para ler a resenha do primeiro livro clique aqui: >> Apenas um dia <<


     Boa tarde gente! Hoje vou trazer para vocês a resenha do livro Apenas um Ano, da escritora Gayle Forman, lançado pela Editora Novo Conceito. 

     Eu amei a leitura deste livro (gostei mais do que do primeiro). Acredito que talvez tenha gostado mais porque muitas dúvidas que ficaram após a leitura do primeiro livro foram respondidas e também porque achei tocante conhecer o lado de Willem e sua história. 

Há uma diferença entre perder algo que você sabia que tinha e perder algo que você descobriu que tinha". 


    Confesso que fiquei meio desmotivada em ler quando me disseram que este livro não seria uma continuação do primeiro, mas uma versão de Willem da história (o par romântico de Allyson no primeiro livro). Achei que a leitura ia ser repetitiva e monótona, tipo: porque vou ler de novo tudo o que se passou com o casal pela versão do cara? Mas me surpreendi, porque não é só uma versão dele. Como os dois vivem juntos por um dia e se apaixonam e demora exatamente um ano para se reencontrarem (isso tudo acontece no primeiro livro tá gente, não é spoiler rsrs), o que acontece durante este um ano separados na vida de Willem que é relatada neste livro. E passamos a conhecer mais de sua família e origens. De suas dores e suas angústias. Passamos a compreender porque Willem não voltou para Alysson naquele dia, porque a abandonou a própria sorte, para voltar sozinha de uma visita à Paris, vulnerável. Deixei de ter raiva dele (sim, porque no primeiro livro eu fiquei com uma baita raiva dele, e achei que ele fosse um tremendo babaca hahaha). Ele procurou por Alysson também e durante todo o tempo, o que eles viveram naquele único dia, transformou completamente a vida de Willem durante um ano. Foi muito gostoso acompanhar os desencontros (porque Willem, apesar de ter sofrido uma pancada forte na cabeça no acidente que o impediu de voltar para o esconderijo que arrumaram em Paris e para Alysson, se lembrava de algumas coisas que Alysson lhe contara, como sempre passava as férias de Natal e Ano Novo em um mesmo hotel no México com a família, como nas praias que visitava durante essas férias - e em determinada parte do livro eles estavam tão próximos e não se encontraram).



     Este segundo livro foi muito sensível, muito gostoso de ler. Entendemos porque Willem tem dificuldade de se relacionar com a mãe depois da morte do pai, porque não consegue se comprometer com nada em sua vida e como a descoberta do amor pode mudar uma pessoa de diversas maneiras - como pode manchar mesmo, para sempre. Amor é isso - uma mancha que jamais some de nossa pele. E também o livro está regado de Shakespeare - amor, amor e amor. O amadurecimento do personagem foi ótimo de acompanhar. Me surpreendi com a história, gostei bastante mesmo! Espero que o último livro seja lançado pela editora Novo Conceito, porque fiquei bastante curiosa com a sequência. Recomendo a leitura! Livro jovem, leve, mas com umas frases de impacto mega poderosas! Gostei demais!

Foi por acaso que a encontrei. E foi por acaso que a perdi. É preciso dar crédito ao universo, à maneira como ele nivela coisas desse tipo". 





Sinopse: 

Em Apenas um Dia, os momentos de paixão entre Allyson e Willem foram interrompidos de maneira abrupta, lançando a jovem em um abismo de questionamentos e dor. Agora a história é contada pela voz de Willem. Sem saber exatamente o que o atraiu na garota de olhos grandes e jeito comportado, o rapaz inicia uma busca obsessiva por pistas que levem até a sua Lulu mesmo sem saber sequer o seu nome verdadeiro.
Enquanto tenta compreender o mistério que os separou, Willem se esforça para costurar relacionamentos desgastados e procura respostas para o futuro. Mais do que uma aventura de verão, o encontro em Paris significou para ele o início da vida adulta. Da mesma autora dos best-sellers Se Eu Ficar e Para Onde Ela Foi,
Apenas um Ano reúne todos os ingredientes de um romance imperdível: viagens, saudade, encontros, desencontros e amor.

http://www.editoranovoconceito.com.br/
:) :,( ;) :D :-/ :? :v X( :7 :-S :(( :* :| :-B ~X( L-) =D7 :-w s2 \m/ :p kk

0 comentário

Postar um comentário