Resenha - O príncipe e outras fábulas modernas, de Rabindranath Tagore


Livro: O Príncipe e outras fábulas modernas / Autor: Tagore
Editora: Martin Claret / Gênero: Literatura Estrangeira / Fábulas
Páginas: 164 / Ano: 2013
Skoob
Este livro faz parte de uma coleção, para saber mais clique aqui: 
>> Coleção Martin Claret <<



      Olá pessoas queridas!
      Tudo bem com vocês? 
     Hoje vou trazer a resenha desse livro lindo do Tagore, O príncipe e outras fábulas modernas, publicado pela editora Martin Claret, que tive o imenso prazer em conhecer. Eu li em um dia, de tanto que gostei! Ele é curto, mas de uma profundidade exemplar. Parecia que eu estava vivendo as fábulas, me imaginei criança e um adulto a me ler histórias. Não tinha lido nada ainda de Rabindranath Tagore, aliás, tudo que é muito diferente de nossa cultura às vezes temos receio de fazer parte, já que Tagore é um escritor muito conhecido na Índia e ganhou prêmios muito importantes de literatura. Apesar de ser um livro escrito em meados de 1910, ele trás uma fala muito atual e em nenhum momento tive dificuldades na leitura.


    Tagore nos presenteia com fábulas muito próprias de seu povo, de sua cultura, e é lindo ver dos olhos do autor essa propriedade em falar dos seus. Fiquei realmente encantada com a delicadeza que o autor tem em escrever, de mexer com os sentimentos mais profundos da gente, de terminar uma fábula de forma a nos surpreender e de nos deixar com aquele leve sorriso nos lábios de: sim, realmente ele acertou neste final, nessa conclusão, nessa lição. Porque a beleza nas fábulas são as lições que elas nos passam. São aquele gosto de eterno, porque fábula é eterna. A gente passa de geração em geração, faz parte de nossas raízes, as fábulas fazem parte de nossa história e estão sempre lá, desde que nascemos. 


     Como o próprio autor escreveu no começo do primeiro conto do livro:

Logo que a criança aprendeu a falar disse: - Conte-me uma história. [...] Isso demonstra claramente que o ser humano é sensível às narrativas, em qualquer idade. É por essa razão que a grande quantidade de histórias acumuladas ao redor do mundo, nos lares, ao longo das eras, contadas ou em forma de escrita, ultrapassa qualquer outro tipo de riqueza acumulado pelo homem".

     O príncipe e outras fábulas é um livro lindo, delicado, como o aprendizado. Parece que Tagore está nos ensinando a engatinhar neste mundo das fábulas, que está nos introduzindo ao mundo das palavras, da magia, um mundo sem volta, que é importantíssimo ser apresentado às crianças para que jamais se esquecem do poder que há no ato de se contar histórias. Entrou para a lista de favoritos, com absoluta certeza. 


Este conto de fadas é o primeiro na vida de um homem, e também o último. Toda nova vida que nasce neste mundo precisa receber esse grão de sabedoria da avó: que a princesa caiu prisioneira, que o mar é bravio, que o demônio é ameaçador e que, mesmo assim, um homem insignificante jurou: "vou libertar a donzela". 

Sinopse:
Maior poeta dos tempos modernos da Índia e vencedor do Prêmio Nobel de Literatura, Rabindranath Tagore foi filósofo, visionário e excelente contador de histórias. Suas fábulas são excursões filosóficas por paisagens mágicas que falam à criança presente em todos nós leitores.
As páginas deste O Príncipe e outras Fábulas Modernas (selo Escrituras) estão repletas de histórias interessantes que revelam a beleza existente na simplicidade da vida. Há a história do menino que perdeu a mãe, a da garota de uma tribo que é tida como fada, a do bobo da corte que observa de longe as batalhas de um rei, a do jovem que procura assimilar sua primeira decepção amorosa e a do príncipe da era moderna que tenta ganhar a vida numa cidade caótica. Refletindo acerca daquilo que geralmente não paramos para pensar, tais histórias revelam, de maneira bem particular, a essência da condição humana.

:) :,( ;) :D :-/ :? :v X( :7 :-S :(( :* :| :-B ~X( L-) =D7 :-w s2 \m/ :p kk

0 comentário

Postar um comentário