Resenha : A Casa das Estrelas, seleção de Javier Naranjo


Livro: A Casa das Estrelas - o universo contado pelas crianças
 Autor (a): seleção de Javier Naranjo
Editora: Editora Foz / Gênero: Não ficção 
Páginas: 128 / Ano: 2013
Skoob

      Olá gente! tudo bem? Hoje a resenha que trago é desse livro lindo - A Casa das Estrelas - que ganhei de presente! *----* O livro foi publicado pela Editora Foz, e é regado de pureza, palavras interpretas por crianças e reunidas para fazerem parte deste livro e a seleção foi feita por Javier Naranjo, que era professor destas crianças e as incentivava a pensar e interpretar palavras.


     O livro é de uma pureza singular. De A a Z, Javier Naranjo estimulou crianças a dizerem o que achavam de cada palavra e entre Amor, Ancião, Lar, Mãe, Pai, Ódio, crianças puras na alma foram dizendo o que achavam de cada palavra e como a interpretavam. É um livro simples e gostoso de se ler, como toda criança. É ilustrado de forma belíssima poe Lara Sabatier, fiquei mesmo encantada com as ilustrações, são muito lindas! Um livro ótimo para presentear e nos fazer refletir em quanta sabedoria as crianças têm.

     Olha o que uma delas pensa da palavra TRANQUILIDADE:

Por exemplo, o papai dizer que vai bater em você e depois dizer que não vai mais. (Blanca Yuli Henao, 10 anos).
     E o que dizer da interpretação da palavra POLÍTICO:

Alguém que faz promessas e nunca cumpre. (Roger de Jesús Valencia, 9 anos). 

     E olha que lindeza disseram sobre o AMOR:


O que cada coração reúne para dar a alguém. (Lina María Murillo, 10 anos). 

    Nós adultos subestimamos as crianças. Nós não damos os devidos créditos a elas. Mas quanto não pode ser aprendido com estes pequenos? Este livro nos remete a pensar em como crianças são observadores, o quanto sabem do mundo, o quanto são negligenciadas e como transmitem isso nas suas palavras ingênuas e cheias de carências e carinho. Criança quer atenção, quer ser valorizada como criança e ler este livro traz essa paz que só os pequeninos sabem passar de forma genuína. Recomento muito a leitura destas frases tão singelas e ao mesmo tempo marcantes. 


Sinopse:
O livro chamado "Casa das estrelas: o universo contado pelas crianças", é um dicionário escrito com definições de crianças para mais de 500 termos e se tornou o maior sucesso da Feira internacional do Livro de Bogotá, na Colômbia, no final do mês de abril. 

As definições foram colhidas de crianças nos anos em que o autor Javier Naranjo era professor infantil. O livro foi publicado pela primeira vez em 1999, mas só atingiu o grande público em sua reedição, em 2013.

Naranjo conta que a ideia do livro surgiu de um pedido aos alunos com uma definição do que era uma criança, em uma comemoração do dia das crianças. 

No dicionário aparecem temas do cotidiano da Colômbia. Para a publicação, o autor corrigiu a pontuação e a ortografia das definições escolhidas, mas afirma que não tirou nenhuma das palavras das crianças por "questões ideológicas".

O livro mantém a voz das crianças, com suas formas de explicar as coisas e construções gramaticais particulares. As vendas do livro ajudaram a financiar as atividades da biblioteca atualmente dirigida por Naranjo, que continua convidando as crianças a deixar a imaginação voar com outras dinâmicas.
:) :,( ;) :D :-/ :? :v X( :7 :-S :(( :* :| :-B ~X( L-) =D7 :-w s2 \m/ :p kk

0 comentário

Postar um comentário