Resenha : O que te move?, de Fernando Moraes


Livro: O que te move?
 Autor (a): Fernando Moraes
Editora: Novo Conceito / Gênero: Auto-ajuda / Não-ficção
Páginas: 160 / Ano: 2016
Skoob

     Olá gente! Hoje a resenha que trago é deste livro do Fernando Moraes, O que te move?, publicado pelo selo Novas Idéias, da Novo Conceito. O livro físico tem letras ótimas de serem lidas, bem construído, páginas amareladas de agradável leitura.


O protagonismo social não é uma ação individual, ele depende de como um grupo se organiza e interage entre seus membros e com os outros. Protagonizar ações em benefício do bem-estar social tem na sua essência o fazer parte [...] sentir-se responsável por seu espaço social e por tudo que nele habita. 

     O livro do Fernando me foi uma grata surpresa. Li em um dia praticamente. É o tipo de livro no qual o autor escreve e interage com a gente, nos provocando com questões muito relevantes a todo o instante. 


     Eu não diria que este livro é auto-ajuda somente. Ele é além. Pra mim, que sou Assistente Social falar sobre protagonismo social é muito gostoso e gratificante. Na minha profissão estamos constantemente promovendo mudanças nas pessoas que nos procuram e somos ponte para seus problemas e faltas de esperanças. É a nós que as pessoas procuram quando acreditam que não há mais saída. E o livro do Fernando nos mostra exatamente isso - o que você faz pelo outro? e ainda além - como você faz pelo o outro e para quê você faz.


     É muito fácil nos dias de hoje dizer que ajudamos alguém. Ajudar alguém é somente dar dinheiro? Ou dar tempo, dar palavra, dar de si pelo outro? O quanto estamos dispostos a doar de nós mesmos pelos outros e fazemos isso constantemente ou somente por que está na moda, por status, ou por gratificação própria?

     Parece que o ajudar por ajudar não existe mais. Parece que não faz mais parte do ser humano. A competição do mundo tapou nossos olhos para o que realmente importa. Com relatos de vida e histórias que mexem com a nossa inércia, Fernanda nos convida a "treinar o olhar" e olhar além - o lado de dentro. Revela que fazemos parte de um grande mundo, um grande universo e tudo o que fazemos reflete diretamente em nosso meio.


Levar em consideração a história de vida das pessoas é de fundamental importância em tempos como estes que vivemos. O mundo virtualizado não representa o que somos, está lá exposto numa tela, onde os sentimentos não se revelam através dos olhos e da expressão do corpo, e um clique é só um movimento solitário da tecnologia, não tem sangue, não sente e por isso não impacta, não convence. 

     O autor nos convida a pensar no que nos move, no que nos alimenta, o que nos faz estar presente aqui ou ali. Qual é o motor da nossa vida? Estamos apenas de passagem ou fazendo algo realmente relevante? E nos propõe a discutir sobre isso internamente - mas a fórmula, claro, essa cada um deve saber da sua. Um livro maravilhoso, que recomendo, para você que quer refletir sobre ações.


Sinopse:
Movimentar-se para não ficar aprisionado à zona de conforto é um dos grandes desafios nos tempos modernos. Quando a abundância impera, certamente a visão de futuro fica mais comprometida, por isso se faz necessário nos movermos para ter propósitos, sonhos e esperança de dias melhores. Saindo do estado conformista, que anula as possibilidades e nos imobiliza por causa do imediatismo, ser protagonista é mais do que ser o ator principal de tudo aquilo que envolve a nossa vida. Ser protagonista é colocar o coração no sofrimento do outro, renunciando a zona de conforto em função de quem precisa de nós.








15 comentários:

  1. Olá, Mi.
    Adorei a sua resenha. Eu achava que era realmente um livro só de auto-ajuda, por isso não solicitei para a Editora. Mas é tão bom quando o livro traz essas reflexões e tudo mais. E ah! Adorei suas fotos também. Estão lindas.

    Beijos. | * Blog PS Amo Leitura *

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gostei muito! Foi uma leitura muito agradável!
      s2

      Excluir
  2. Ótimo livro! Ótima leitura!
    Mais um grande presente do autor que nos leva a refletir sobre valores que perdemos durante nossas caminhadas!
    Parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Reginaldo,
      realmente, um ótimo livro! gostei bastante!
      :v

      Excluir
    2. Michelle, tive a oportunidade de assistir a palestra do autor sobre o livro "Renovo"... é excelente também!!

      Excluir
    3. Nossa Reginaldo, deve ser ótimo ver esse autor palestrando! se um dia tiver oportunidade, também vou ver sim! abraços! :)

      Excluir
  3. Ótimo livro! Ótima leitura!
    Mais um grande presente do autor que nos leva a refletir sobre valores que perdemos durante nossas caminhadas!
    Parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir
  4. Ótimo livro! Ótima leitura!
    Mais um grande presente do autor que nos leva a refletir sobre valores que perdemos durante nossas caminhadas!
    Parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir
  5. "O Que Te Move?" é um livro inspirador. Nós faz pensar sobre quais são os nossos propósitos de vida. Nos traz uma reflexão sobre nosso papel enquanto protagonistas de transformações sociais. Quais são as nossas causas? Como damos significante social para o que fazemos? Essas e outras questões nos faz pensar: o que nos move?
    É um livro mais que recomendado.

    ResponderExcluir
  6. "O Que Te Move?" é um livro inspirador. Nós faz pensar sobre quais são os nossos propósitos de vida. Nos traz uma reflexão sobre nosso papel enquanto protagonistas de transformações sociais. Quais são as nossas causas? Como damos significante social para o que fazemos? Essas e outras questões nos faz pensar: o que nos move?
    É um livro mais que recomendado.

    ResponderExcluir
  7. Augusto nishimyra03 setembro, 2016

    Mais um grande lancamento do autor, o livro leva voce a todo momento a refletir sobre a sua vida, sua forma de agir e pensar, e se tiver oportunidade assistir a palestra.Hipet recomendavel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Augusto! realmente adorei o livro, reflexões muito sensatas ele nos traz! gostei bastante! :)

      Excluir
  8. O novo livro do autor Fernando Moraes "O que te move?" é maravilhoso, uma leitura gostosa que nos faz refletir, traz inquietações e indagações como o próprio título sugere. Sair da nossa zona de conforto, colocar nosso coração no sofrimento do outro são provocações importantes para que possamos exercitar nossa empatia. Eu Amei!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Graziele, concordo com você! um livro inspirador! adorei conhecê-lo! Já estou até emprestando para outras pessoas! rsrs... muito boa a leitura mesmo! :)

      Excluir
  9. Este livro é uma inspiração de vida e nos leva a refletir sobre a zona de conforto que muitas vezes vivemos e que nos paralisa. O autor fala da necessidade de sermos os protagonistas de nossas vidas.Leitura mais que recomendada!

    ResponderExcluir
:) :,( ;) :D :-/ :? :v X( :7 :-S :(( :* :| :-B ~X( L-) =D7 :-w s2 \m/ :p kk