Resenha : Princesas e Damas Encantadas, de Joseph Jacobs


Livro: Princesas e Damas Encantadas
Contos de Fadas Celtas 1
 Autor (a): Joseph Jacobs
Editora: Martin Claret / Gênero: Contos / Fantasia
Páginas: 134 / Ano: 2013
Skoob


     Olá gente! Hoje a resenha que trago para o blog é do livro Princesas e Damas Encantadas, de Joseph Jacobs, publicado pela editora Martin Claret. Esse livro faz parte de uma coleção de contos Celtas, sendo este o primeiro lançado. E estou me apaixonando pelas edições, o livro é tão lindo por dentro! Traz gravuras lindas, letras ótimas de serem lidas, folhas amareladas, é um livro lindo mesmo, daquele tipo que a gente quer ter na estante pra sempre!




     O livro conta com oito contos Celtas, que são um pouquinho diferente dos contos de fadas dos quais estamos acostumados, traz temas bastante regionais e culturas do povo celta. Alguns contos soam até parecidos com o que estamos habituados a reproduzir aos nossos filhos desde a infância, já outros foram totalmente originais para mim. 


     Como todo conto de fadas, vamos presenciar brigas de irmãs e de famílias, príncipes procurando por princesas, amores improváveis e muitas bruxas e magia. Algumas histórias são bem cruéis e mais duras, mas acredito que cada cultura tem sua forma de expressar o mágico de uma forma. 


De acordo com o psicólogo Bruno Bettelheim, autor de A Psicanálise dos Contos de Fadas, de modo simples, os contos de fadas nos transmitem informações de que apesar da crueldade a que estamos expostos no mundo e dos sofrimentos dela advindos, podemos lutar e emergir vitoriosos. Desse modo, a leitura desses contos - muitas vezes violentos - se encarada da maneira simbólica, induz ao enfrentamento dos problemas e ao aprendizado da defesa contra as intempéries da vida (pág. 10).

     O que se nota com bastante clareza é a força desempenhada pelas mulheres na maioria dos contos, sempre destemidas e ao mesmo tempo diabólicas rsrs. Um jeito diferente de retratar as mulheres, sempre tão delicadas nos contos de fadas aos quais estamos acostumados. 


     Os contos contidos no livro são:

     - Árvore de Ouro e Árvore de Prata: 
Lembra muito Branca de Neve, mas neste conto a mãe não é uma madrasta, mas mãe mesmo e faz de tudo até ver a morte da filha, por invejar a sua beleza.

     - Justa, Morena e Trêmula:
Lembra um pouco Cinderela, quando as irmãs mais velhas proíbem a mais nova e mais bela de ir à igreja, pois não tem roupa, mas uma bruxa lhe veste com os melhores vestidos todos os domingos, para que ela possa participar. 

     - Cabeça-Pequena e os filhos do rei:
Também lembra um pouco a Cinderela, mas a irmã mais bonita é também a que acham ser a mais burra a tratam com desprezo.

     - A História de Deirdre:
Uma história de heroína que apesar de estar prometida para outro homem, se apaixona perdidamente por Naois e leve esta tentativa de amor até o fim. Foi um dos mais marcantes para mim, principalmente por conta do final. 

     - Guleesh: 
Um rapaz que embarca na companhia de duendes para roubar uma donzela e acaba se apaixonando por ela e cuidado dela, e faz de tudo para que um feitiço que a fez muda se quebre. 

     - O Pastor Myddvai:
Conta a história de um pastor solitário que tenta de diversas formas conquistar uma das três donzelas que habitam o lago Lyn y Van Vach.

     - Connla e a donzela encantada:
Um donzela que tem encantos, um filho de rei apaixonado e um rei temeroso de que seu filho se apaixone perdidamente por ela. 

     - A princesa grega e o jovem jardineiro:
Um filho e jardineiro e caçula recebe uma missão, após seus irmãos mais velhos falharem e vive grandes aventuras em terras desconhecidas.


     Recomendo a leitura, para quem gosta de contos quer conhecer uma cultura diferente. Leitura muito prazerosa. E para quem quiser saber mais da coleção linda que da Martin Claret, abaixo segue o restante dos outros livros, para saber mais: 



Volume 1


Diferentemente do estereótipo de princesa que conhecemos - mulher frágil e sempre à espera de um bondoso e belo cavaleiro que a proteja, as princesas celtas são mulheres corajosas que enfrentam os mais temíveis perigos para conquistarem a felicidade. Elas combatem bruxas tiranas, recusam casamentos forçados, lutam pelos homens que amam e até mesmo os salvam de emboscadas. São espertas, hábeis e cheias de truques de magia. Em Princesas e damas encantadas, estão reunidos contos da cultura celta que foram recolhidos da tradição oral e recontados por Joseph Jacobs, folclorista e estudioso dos mitos e lendas britânicos. Constituem este volume 12 contos de princesas muito corajosas e de damas misteriosas e mágicas. Aqui, revelam-se outras versões para muitas histórias que você conhece, ou imaginava conhecer. 

Volume 2


O livro Bruxas, Bruxos e os feitiços mais cruéis que se podem imaginar é uma coleção de contos de tradição oral da cultura celta. As histórias fantásticas aqui apresentadas resgatam a tradição popular, o que permite conhecer valores de uma cultura muito diversa. A concepção excêntrica a respeito da bruxa e da magia construída no decorrer da história está aqui colocada com outro olhar, o qual surpreenderá o leitor. 

Volume 3


Nesta coletânea são apresentadas narrativas de um mundo novo, povoado por criaturas advindas em grande parte do universo celta, relacionadas à natureza e suas forças místicas. Os heróis aqui apresentados são exemplos de coragem, amor e bravura. São contos maravilhosos de tradição popular, que têm sido recontados por anos. A leitura dessas histórias permite encontrar a raiz do que é o conto fantástico, com seus elementos de diversão e espanto.

Duendes, quem nunca ouviu falar? Estes seres fantásticos, que fazem parte de diversas mitologias e folclores populares também fazem parte da cultura popular celta. Nesta coletânea, os contos selecionados abordam como essas criaturas do mundo irreal são contadas nas narrativas dessa cultura milenar. Ao longo do tempo essas histórias geram fascínio, diversão e proporcionam conhecimento sobre uma cultura tão peculiar.

Volume 5


Os melhores contos orientais é uma coletânea que resgata a cultura oriental, com a riqueza dos seus pensamentos e reflexões. As historias aqui selecionadas são da cultura popular, contadas e recontadas há milhares de anos. Nesta seleção há a fidelidade com os contos tais como foram ouvidos na tradição oral, tentando passar seus ensinamentos mais genuínos de forma que não se perdesse a essência das historias. A leitura deste livro permitira ao leitor o contato com esse cultura rica e milenar.


Volume 6


Maior poeta dos tempos modernos da Índia e vencedor do Prêmio Nobel de Literatura, Rabindranath Tagore foi filósofo, visionário e excelente contador de histórias. Suas fábulas são excursões filosóficas por paisagens mágicas que falam à criança presente em todos nós leitores. As páginas deste O Príncipe e outras Fábulas Modernas (selo Escrituras) estão repletas de histórias interessantes que revelam a beleza existente na simplicidade da vida. Há a história do menino que perdeu a mãe, a da garota de uma tribo que é tida como fada, a do bobo da corte que observa de longe as batalhas de um rei, a do jovem que procura assimilar sua primeira decepção amorosa e a do príncipe da era moderna que tenta ganhar a vida numa cidade caótica. Refletindo acerca daquilo que geralmente não paramos para pensar, tais histórias revelam, de maneira bem particular, a essência da condição humana. 

Volume 7


Nesta coletânea, apresentamos os contos famosos de Robert E. Howard: "Rosto de caveira", "Os filhos da noite", "A maldição do mar", "A hiena", "A serpente do sonho", "Na floresta de Villefore", entre outros. São contos fortes, bem construídos, em que o leitor se sente envolvido pela ação eletrizante de seus personagens, que nos remetem a um exercício de reflexão. A literatura fantasia vem conquistando mais espaço entre nós, e a Editora Martin Claret, atenta às exigências desse público, tem orgulho em publicar Roberto Howard como representante maior desse gênero de literatura que certamente será bem acolhido pelos jovens leitores.


3 comentários:

  1. Eu quero TODOS os livros dessa coleção. Primeira resenha que vejo deles e já quero TODOS ahahahah sou um caso sério de compulsão, mas amo contos de fadas, amo conhecer culturas diferentes... Olha, o livro é para mim, o que posso fazer senão trazer ele para minha humilde casa?!?! hahahahaha

    Pandora
    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii tudo bem?
      Como eu disse, são contos de fadas bem diferentes, e bem próprias destas culturas, vale a pena conferir! bjos! :)

      Excluir
  2. Já queria comprar só pela capa, agora vendo do que se trata quero mais ainda.

    ResponderExcluir
:) :,( ;) :D :-/ :? :v X( :7 :-S :(( :* :| :-B ~X( L-) =D7 :-w s2 \m/ :p kk