Resenha : O Adulto, de Gillian Flynn


Livro: O Adulto
 Autor (a): Gillian Flynn
Editora: Intrínseca / Gênero: Conto
Páginas: 64 / Ano: 2016
+ 16 anos
Skoob

     Oi, oi galera! tudo bem? Hoje trago a resenha do livro O Adulto, de Gillian Flynn, publicado este ano pela editora Intrínseca. Na verdade se trata de um conto curto, de 64 páginas, em 30 minutos você faz a leitura deste livro. 

     Bom, além deste, só li Garota Exemplar da Gillian Flynn então foi minha segunda experiência com a autora. Gosto muito de contos curtos, de livros mais sucintos, por isso fiquei com vontade de comprar este. É um conto bem barra pesada, então para explicar um pouquinho dele vou precisar usar umas palavras um pouco vulgares hahah, então se preparem!


O livro nos traz a história de uma jovem charlatã que ganha a vida fazendo trabalhos sujos por aí. Com uma infância difícil, vivendo nas ruas, seu destino é se sujeitar a trabalhar como "punheteira" para homens que lhe pagam bem por este serviço. Mas por conta de ossos do ofício precisa mudar de função (entendedores entenderão hahaha). Como divide o lugar que realiza esses trabalhos com uma senhora que pratica o trabalho de ler as mãos das pessoas no cômodo da frente, depois de um convite desta mesma senhora, decidi usar seu dom de tentar ler auras como forma de lucro. 

     Seu público alvo são mulheres desesperadas, que muitas vezes na fragilidade com que a procuram são facilmente logradas e ludibriadas. Mas quando Susan Burker aparece e conta uma das histórias mais malucas que nossa charlatã já ouviu, a jovem protagonista se vê tentada a conferir de perto. Pelo jeito, a casa de Susan está sendo assombrada, e seu enteado pode ter algo a ver com as coisas esquisitas que vêm acontecendo na casa. E o que parecia algo proveniente do imaginário de Susan, passa a assustar cada dia mais a jovem charlatã - percebe que quem brinca com fogo, uma hora sai queimado. 


As pessoas são idiotas. Nunca vou conseguir aceitar quão idiotas as pessoas são

     Tenho algumas considerações a fazer sobre o livro. Primeiro - o nome da protagonista não é revelado. Para mim passou a ideia de que os marginalizados vivem mesmo nas sombras, e pouco importa sabermos seus nomes. Creio que tenha sido alguma sacada da autora e que me chamou a atenção. Todos os outros personagens tiveram seus nomes revelados, exceto a protagonista. Segundo - o livro começou com uma dinâmica ótima, eu adorei, me prendeu muito, mas fiquei um tanto decepcionada com o final. A autora resolveu explicar umas coisas de forma muito acelerada (e precisava explicar tanto mesmo? poderia ter nos deixado mais no suspense) o que, na minha opinião, deixou o conto com dois ritmos distintos e desproporcionais. Terceiro - mass, o livro não é de todo ruim, tem uma pegada meio sobrenatural, meio sombria e me deixou muito vidrada na leitura. Para você que gosta da autora, sugiro dar uma chance para O Adulto e tirar suas próprias conclusões. Afinal, ler algo tão forte e irreverente é sempre um presente e parabenizo Gillian por essa audácia. 



Sinopse:
Vencedor de um Edgar Award, O adulto, de Gillian Flynn é uma homenagem às clássicas histórias de terror.

Uma jovem ganha a vida praticando pequenas fraudes. Seu principal talento é a capacidade de dizer às pessoas exatamente o que elas querem ouvir, e sua mais recente ocupação consiste em se passar por vidente, oferecendo o serviço de leitura de aura para donas de casa ricas e tristes.
Certo dia, ela atende Susan Burkes, que se mudou há pouco tempo para a cidade com o marido, o filho pequeno e o enteado adolescente. Experiente observadora do comportamento humano, a falsa sensitiva logo enxerga em Susan uma mulher desesperada por injetar um pouco de emoção em sua vida monótona e planeja tirar vantagem da situação.
No entanto, quando visita a impressionante mansão dos Burke, que Susan acredita ser a causa de seus problemas, e se depara com acontecimentos aterrorizantes, a jovem se convence de que há algo tenebroso à espreita. Agora, ela precisa descobrir onde o mal se esconde, e como escapar dele. Se é que há alguma chance.
Em seu estilo inconfundível que arrebatou milhares de fãs, Gillian Flynn traça surpreendentes e intrigantes perfis psicológicos dos personagens e tece uma narrativa repleta de suspense ao mesmo tempo em que brinca com elementos clássicos do sobrenatural.

• Gillian Flynn figurou nas principais listas de mais vendidos do Brasil com o best-seller Garota exemplar e seus livros somam mais de 200 mil exemplares vendidos no país.
• O adulto, vencedor do Edgar Award de melhor conto de 2015, foi escrito por Gillian a pedido de George R. R. Martin e publicado pela primeira vez em uma antologia organizada pelo autor.


:) :,( ;) :D :-/ :? :v X( :7 :-S :(( :* :| :-B ~X( L-) =D7 :-w s2 \m/ :p kk

0 comentário

Postar um comentário