Resenha : Imagens para a alma, de Eder Vasconcelos


Livro: Imagens para a alma
 Autor (a): Eder Vasconcelos
Editora: Vozes / Gênero: Religião e Espiritualidade
Páginas: 2016 / Ano: 56
Skoob

     Oi gente bonita! Tudo bem com vocês? Hoje a resenha é do livro Imagens para a alma, do autor Eder Vasconcelos, publicado pela editora Vozes.

 

     É um livro diferente do que venho publicando por aqui, já que ele tem uma conotação mais religiosa. Gosto muito de livros assim, então para quem também gosta acompanhe as resenhas aqui no blog, que logo surgem mais dicas de livros assim ;)

     Este foi recebido pela editora Vozes, e resolvi lê-lo no Natal, época do ano que gosto de reservar um tempo a mais para interiorizar e rezar. Li durante a véspera de Natal, em um lugar tranquilo, com uma vela acesa e curtindo a leitura. 


     O autor do livro é irmão franciscano, licenciado em Filosofia, bacharel em Teologia e pós-graduado em Ciências Sociais da Religião. De uma forma comovente e através de poesias, nos orienta na tarefa da oração (não dando predileção a qualquer religião, é um livro de orações universais, de evocação ao ato de rezar). A cada oração há uma imagem posterior e o autor também nos convida a contemplar essa imagem, deixando que a mesma se faça motivadora de nossa oração.

     
     Com desenhos belos e tranquilos, ler este livro é como mergulhar em um lago limpo, nadar sem pressa de voltar, entregando a alma ao momento de contemplação e quietude. Um convite a sair do transe do dia a dia, barulhento e veloz. Um livro curto, mas de significados tocantes e reflexivos. 

Deixo para vocês conhecerem um pouco mais do trabalho deste livro o primeiro poema, que é doce e confortante:

Um respiro da alma

Oração?
Um simples silenciar.
Expressão da alma sedenta.
Unidade profunda. Um respiro!
Tranquilidade, paz, serenidade.
Alma ancorada em Deus.
Oração?
Unir as mãos, todo ser.
Confiar plenamente na Divina Presença.
Coração aberto e sereno.
Reverência ao mistério.
Oração?
Quietude do espírito.
Um recolher-se.
Um olhar para Deus e para o mundo.
Oração?
Delicadeza, sensibilidade, docilidade.
Um abrir-se para o Eterno.
Oração?
Um repousar nos braços 
de Deus Pai-Mãe.



     Não sei se vocês gostam, mas dou a dica de ler este livro ouvindo um mantra leve, com barulhos de natureza. Faz deixar a leitura ainda mais leve e delicada, faz com que ela entre em contato com o ambiente. Gosto muito deste em especial:




Recomendo a leitura, para quem gosta de livros de orações, para quem quer refletir e se conectar com o divino, para quem gosta de apreciar imagens e poesias. 

Sinopse:
Imagens para a alma é um livro para rezar com imagens que fazem parte do nosso cotidiano. Essas imagens nos remetem para o abismo, o profundo da nossa alma. Vivemos em uma sociedade da epiderme, ou seja, que fica muitas vezes apenas na superfície. Necessitamos de imagens que nos levem à contemplação e à oração. Com as imagens vamos aos poucos construindo o nosso itinerário rumo a Deus.






1 comentários:

  1. Boa Noite! Sou o autor do livro Imagens para a alma. Fico imensamente agradecido pela sua resenha, bem escrita e criativa. Gratidão!

    ResponderExcluir
:) :,( ;) :D :-/ :? :v X( :7 :-S :(( :* :| :-B ~X( L-) =D7 :-w s2 \m/ :p kk