Resenha : Orgulho e Preconceito, de Jane Austen (adaptação em Graphic Novel de Ian Edginton e Robert Deas)


Livro: Orgulho e Preconceito
 Autor (a): Jane Austen (adaptação de Ian Edginton e Robert Deas)
Editora: Nemo / Gênero: HQ / Graphic Novel
Páginas: 144 / Ano: 2016
Skoob




     Olá galera, tudo legal? Hoje a resenha que trago é dessa belezinha de Graphic Novel adaptada do famoso romance de de Jane Austen, Orgulho e Preconceito. A adaptação ficou por conta de Ian Edginton e Robert Deas, dois nomes importantes no mundo das adaptações e ilustrações. A edição está impecável, publicada pela editora Nemo

    
   Já fazia um tempão que eu estava de olho nessa HQ. Fiquei só esperando abaixar um pouquinho o preço - afinal o dinheiro que eu ganho é muito suado minha gente - e nesta última black friday o preço estava realmente atrativo na Amazon, então comprei. Não me arrependi nadinha! Li duas vezes, porque gostei demais dos gráficos, da sutileza dos desenhos, da beleza das cores escolhidas. Sem contar que Orgulho & Preconceito é um clássico (que ainda não li, mas não me apedrejem, prometo reparar este erro ainda este ano, prometo mesmo). 

     Andei lendo umas resenhas de quem também leu a versão original do livro e relatam que os diálogos estão bem fiéis, quase todos transcritos. Então acredito que a adaptação tenha sido bastante fiel, mas vou conferir melhor assim que ler o texto na íntegra. 

     Nesta HQ vamos acompanhar a história de Lizzy, que é uma mulher à frente do seu tempo, em uma sociedade machista e cheia de valores superficiais (bom, talvez se os daquela época nos olhassem agora também diriam que somos cheios dos valores superficiais, mas a gente nunca quer reconhecer os nossos defeitos não é verdade hahah). Jane Austen foi uma escritora que por muito tempo não se revelou abertamente, justamente por escrever sobre assuntos que não eram tão bem vistos pela sociedade e que incitavam pensamentos sobre como tudo era tão quadrado e impositivo às mulheres. Na HQ podemos notar claramente que Lizzy vivia o impasse de ter que se casar, e suas irmãs também, e de que só seriam bem vistas com um casamento bem arranjado e que trouxesse maridos prósperos. A felicidade ficava em segundo plano.


     Jane também não é uma escritora de criar personagens perfeitos. O Sr. Darcy é um exemplo disso. Nada de mocinhos com personalidade fútil. Sr. Darcy é um cavalheiro espirituoso, que sofre por ser um tanto brusco com as palavras e por ter fama sem ser realmente dono das ações que as más línguas pregam. É este o homem com quem Lizzy vai travar uma batalhar interna. Amar ou não amar? Lizzy que também é de personalidade forte e que não aceita qualquer pretendente para ser seu par. Lizzy que quer o melhor para as irmãs e quer justiça para os seus que estão próximos. Dois personagens extremamente espirituosos e que parecem não se gostar. Que trazem dentro de si escolhas das quais não querem abrir mão. Talvez essa teimosia seja a cereja do bolo para um romance pouco perfeito, mas cheio de muita cumplicidade e amor. 


     Amei a história e os personagens, babei com os desenhos perfeitos que criaram, uma HQ digna de se ter na estante, para poder apreciar sempre que preciso. Recomendo para quem é colecionador e quer ter mais uma versão dessa obra prima, que atravessou séculos. Te convido a deixar o Orgulho de lado e o com o coração livre de qualquer Preconceito viver esse romance intensamente, assim como Lizzy e Darcy se permitiram viver. 








Sinopse:
Elizabeth e suas quatro irmãs estão impossibilitadas de herdar a propriedade de seu velho pai e enfrentam a ameaça do despejo. As irmãs devem garantir sua segurança financeira por meio do casamento, mas nossa heroína tem outros planos. Ela fez votos de se casar somente por amor. Seu olhar acaba capturado pelo distinto Sr. Darcy, mas quem irá salvar os Bennets? Elizabeth deve se casar por amor ou deve salvar sua família? Uma adaptação fiel e primorosa do clássico romance de Jane Austen para os quadrinhos.



4 comentários:

  1. Quando li essa hq também me apaixonei. Eu já li Orgulho e Preconceito e os diálogos realmente são bem fiéis. A história é abordada de uma maneira mais leve e rápida, claro, mas isso não faz perder a beleza desse romance lindo entre Mr Darcy e Elizabeth Bennet. Amo esse casal. Amo essa história. E poder ler novamente, nessa versão, foi super legal. Gostei muito da sua resenha e das fotos!

    Beijossss
    Jo, www.curtaleitura.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jo! muito obrigada!
      Realmente essa HQ está demais de linda! adorei poder ler também!
      Grande beijo!!!
      :)

      Excluir
  2. Adorei a sua resenha! Mesmo só lendo a HQ você captou bem a essência da história, e descreveu muito bem. Parece ser realmente lindo o livro, as imagens que colocou são apaixonante! Beijos
    http://livroseafins2.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabi, bom dia! Realmente as imagens são lindas demais, me apaixonei por essa HQ! recomendo muito a leitura! Grande bjo! :*

      Excluir
:) :,( ;) :D :-/ :? :v X( :7 :-S :(( :* :| :-B ~X( L-) =D7 :-w s2 \m/ :p kk