Resenha : Olho por olho, de Jenny Han e Siobhan Vivian


Livro: Olho por olho
Garotas crescidas não choram... elas acertam as contas.
 Autor (a): Jenny Han e Siobhan Vivian
Editora: Novo Conceito / Gênero: YA (Jovem Adulto) 
Páginas: 320 / Ano: 2013
Skoob
Livro 1


      Olá galerinha do bem (ou seria do mal? ahaha, depois desse livro, realmente não sei mais o que pensar das pessoas! kk), tudo bem com vocês? Hoje a resenha que trago aqui pra vocês é do livro Olho por Olho, o primeiro livro de uma trilogia publicado pela editora Novo Conceito escrito por Jenny Han e Siobhan Vivian. Os três títulos já foram publicados pela Novo Conceito, inclusive o terceiro livro - Fogo contra Fogo - é lançamento deste ano da editora. Então se você não gosta de começar uma trilogia sem saber se o outro livro já foi publicado, pode ficar sossegado (a) de ler este aqui porque as continuações já estão no mercado! rsrs. E o primeiro livro termina de forma abrupta - você vai precisar da continuação para saber o que vem depois. A história não te traz um desfecho, então já leia com os próximos comprados, porque o final te deixa MUITO com a pulga atrás da orelha.


Ninguém pode jamais saber o que vamos fazer. O que fizermos juntas viverá e morrerá conosco. E, se vamos mesmo fazer isso, ninguém pode desistir na metade do caminho. Se for pra entrar, é pra ir até o fim. Até nós três conseguirmos o que queremos. Senão, bem... você pode se considerar a caça. 

      Bom, esse livro é indicado para quem gosta de um romance Jovem Adulto. As três principais personagens são adolescentes, que estão no penúltimo ano do que chamamos de colegial. Mais dois anos estarão na faculdade. E se você gosta do tema "vingança", este livro aqui é um prato cheio (a começar pelo título né, bem provocativo hahah). 


       O livro é narrado em primeira pessoa, mas ele é dividido em três narrativas: Kat, Lillia e Mary, as três protagonistas. Apesar de três pessoas narrando, você não se confunde de modo algum com as personagens. Cada uma delas tem um estilo bem próprio. Na verdade, seria um grupo de amigas improváveis se o tema "vingança" não as estivessem unindo. As três garotas vivem na Ilha Jar, uma ilha afastada do continente, que necessita de balsa para inclusive para sair dela. É nesta ilha que passam o seu tempo, que vivem em comunidade, que estudam e que sonham um dia conseguir uma vaga em uma faculdade bem longe da Ilha. Mas antes de viverem esse sonho, estas três garotas precisam acertar algumas contas. Aqui vai uma palavrinha sobre cada uma delas:

- Kat: Kat é aquele tipo de garota mais revoltada. Ela não é a garota mais popular da escola, e nem deseja ser. Ela fuma, curte um rock, perdeu a mãe jovem. Tem uns amigos meio barra pesada e é a mais forte das três. Ela não se arrepende do que faz e está pronta para ver Rennei pegar por tudo o que já fez a ela. Rennei é seu principal alvo de vingança, o único problema é que Rennei é uma das melhores amigas de Lillia.

- Mary: Mary é aquela típica adolescente que não quer se meter em confusão, não é popular e passa despercebida. Depois de alguns anos fora da Ilha Jar por conta de uma situação que viveu com Reeve, um garoto que deseja ver morto e seu principal alvo de vingança, Mary acaba por conhecer Kat e Lillia e se interessa pelo plano de vingança das duas. Já que Mary é a única das três que não convive com o grupinho, será uma boa carta na manga, para que o plano das três funcione.

- Lillia: Lillia é a típica patricinha. Seus pais têm grana, ela vive em uma parte da Ilha que é a mais nobre e faz parte do time de líderes de torcida da escola da Ilha Jar. Apesar de ser uma garota popular, Lillia já está meio que de saco cheio de algumas coisas que vêm acontecendo com o pessoal do seu convívio. Alex é um dos motivos - ele é mais velho e parece estar dando em cima de sua irmã mais nova e saindo com ela de madrugada. Lillia fica sabendo desse fato por Kat, que depende de Lillia para arquitetar sua vingança contra Rennei, já que as duas são melhores amigas. Mas será que Lillia está disposta a perder sua amizade com Rennei apenas para se vingar de Alex? Sim, ela está disposta. E Rennei não é nem de longe "a melhor amiga do mundo" assim. 

      É assim que, cheias de ódio (cada uma destas três garotas tem motivos suficientes para odiar essas pessoas) criam um plano de vingança, e começam a colocá-lo em prática. O livro soa um tanto como meninas malvadas sabe? haha. As vinganças são bem legais de acompanhar, e nem sempre elas se dão bem, ou sai como planejado. 


      Olha, não é um livro que estaria no topo das minha leituras desejadas. Mas acabei lendo em e-book e gostei muito da escrita das duas escritoras (não sei quem delas fez qual personagem). Pra falar a verdade, me surpreendi. No final fiquei bastante empolgada em ler a continuação e não me arrependi nadinha de ter lido essa história. A história te prende, ela não é uma história lenta, vários acontecimentos se desenrolam durante a leitura, então ela é bem dinâmica. Em alguns momentos você fica do lado das três garotas, em outro momento você percebe que elas foram longe demais no plano de vingança (e elas também percebem isso e se arrependem em alguns trechos), mas o mais legal de acompanhar foi os sentimentos conflitantes que surgem nas três a todo o momento. A gente pensa que se vingar de alguém é fácil. Que a vingança só vai nos trazer sentimentos bons. Mas não é bem assim. E apesar das três pessoas "alvos" merecerem os planos arquitetados pelas três, será que não existe nada por trás que justifique a ação de cada um deles? Será que mereciam realmente a vingança que lhes foi pregada? Uma leitura muito intrigante, que vale à pena para quem gosta do gênero e quer ler algo diferente. O livro é muito bem escrito, a história envolvente então confira e depois vem aqui me dizer o que você achou ;) Estou louca para ler o segundo agora, e saber o que aconteceu com todo mundo, porque o final fica no ar, te prometendo mais da história. 


Hoje falei para aquela garota no banheiro que Reeve ia ter o que merecia, que o carma não falha. Eu estava falando sério naquela hora, mas agora, não tenho tanta certeza. Quando foi que Rennie pagou por tudo de ruim que fez comigo? Nunca. Estou cansada de esperar pelo carma. O carma que se dane.

Sinopse:
Alguma vez você já quis realmente se vingar de alguém que a ofendeu? Talvez uma ex-amiga que a apunhalou pelas costas, ou um namorado traidor, ou um estúpido da escola que a humilhou desde que você era pequena…

Alguma vez você já sonhou em envergonhá-lo na frente de todos? E, então, alguma vez você se uniu com outras duas pessoas para criar um elaborado esquema de destruição e revanche? A maior parte de nós não pode dizer que sim a todas essas perguntas (felizmente). Mas, certamente, todos nós somos capazes de nos identificar com muitos dos sentimentos de Kat, Lillia e Mary em Olho por Olho…
No entanto, de um exercício de malícia, de uma simples brincadeira adolescente, o jogo do “aqui se faz, aqui se paga” poderá assumir proporções trágicas, em que até mesmo as leis da natureza vão se dispor, misteriosamente, a acalmar os corações ofendidos.

Deixe-se levar por uma genuína história sobre o certo e o errado, o justo e o injustificável e procure entender — se possível — os verdadeiros motivos que transformaram estas três meninas. 

Dramático, honesto e fascinante, este é um livro que ultrapassa todas as expectativas!

Leia também:















:) :,( ;) :D :-/ :? :v X( :7 :-S :(( :* :| :-B ~X( L-) =D7 :-w s2 \m/ :p kk

0 comentário

Postar um comentário