Resenha : Viva com alegria, de Anselm Grün


Livro: Viva com alegria
 Autor (a): Anselm Grün
Editora: Vozes / Gênero: Filosofia / Espiritualidade
Páginas: 129 / Ano: 2014
Skoob

       Olá lindezas, tudo bem? Vamos de resenha de livro reflexivo? Vamos! Hoje a resenha que trago é deste livro do Anselm Grün, Viva com Alegria, publicado pela editora Vozes. É um livro curto, permeado de pensamos deste filósofo que gostei muito de conhecer a cerca do tema alegria.


       Este livro é bem leve, com algumas citações ora propensas ao religioso (mas aqui relato que não explora uma religião em específico, mas passagens bíblicas que nos revelam a importância da alegria) ora de cunho mais pessoal, mais filosófico. É como se o autor estivesse nos dando a sua fórmula para enxergar a vida com mais leveza e alegria. 

       Dividido em dezesseis capítulos, o livro discorre sobre como viver a alegria, como se alegrar ao se deparar com belezas da natureza (a alegria está nas simplicidades), em como reavivar as diversas fontes de alegria que nos cercam, conselhos para nos alegramos com nosso corpo, com nosso sucesso, com nosso momento, um livro que te faz prestar mais atenção em si mesmo e no que está ao redor. Pode até soar um tanto ingênuo, mas ás vezes a gente precisa dessa sacudida na vida. São muitas as vezes que nos colocamos para baixo, ou nos entristecemos quando um plano não dá certo. Este livro vai nos mostrar que é possível se alegrar de forma despretensiosa e realmente verdadeira. Vai nos mostrar que é preciso rituais particulares que nos despertam a alegria e que cada um a sente de forma muito própria. Mas que é preciso buscar sua essência: não é possível estar apenas feliz por estar. Pelo o quê você é feliz? É isso que o livro vai nos questionar. Você é feliz nas causas corretas?







      Além de reflexões a cerca deste tema, também cita alguns trechos bíblicos que comprovam as falas do autor - que aliás, adorei conhecer, já quero ler mais livros dele. Nada impositivo, os trechos são complemento do que o autor quer nos passar. Ele nos revela através destes trechos o quanto Deus deseja que nos alegremos com nossa vida. Para Deus esse é principal propósito de nossa existência: sermos felizes e nos alegrarmos com  tudo de lindo e maravilhoso que ele criou nesse mundo. Logo no início, Alselm, o autor nos revela um pouco do que esperar da leitura:



O caminho não é ignorar a tristeza, mas perceber este anseio de alegria que está escondido e oculto na tristeza. Este livro convida vocês a observar a vida sob uma luz diferente. E, observando a vida de outro modo, vocês descobrirão muitos bons motivos para a alegria.

      Concordo com ele: uma vida plena de alegria não é uma vida ausente de tristeza. Mas é não se deixar abater por estes momentos. Saber que as tempestades vem e vão. E que no meio delas é possível ser extremamente feliz. E isso que é o importante: saber que os momentos de felicidade devem ser aproveitados ao máximo e plenamente. O autor ainda continua:



Alegria é a expressão de vitalidade e vida plena. Se assim eu entendo a alegria, liberto-me da pressão, alegro-me sempre e irradio constantemente o efeito de um sorriso. [...] a alegria tem uma função terapêutica: nos dá saúde interior, vitalidade e gosto pela vida. Tira-nos do isolamento no qual a tirania do medo nos confinou e nos leva à solidariedade para com os outros. 

      Estar feliz é isso - estar cheio de alegria, de vontade de viver, de vontade de fazer o bem, de melhorar, de fazer pelo outro. Essa é uma leitura que vai nos mostrar essas sutilezas do estar alegre e o que isso nos proporciona de bom. Uma leitura leve e carinhosa, que recomendo para quem quer praticar um pouco mais no seu dia a dia, a leveza do sorrir.  


Sinopse: 
Uma coleção de pequenas reflexões acerca do tema alegria.
:) :,( ;) :D :-/ :? :v X( :7 :-S :(( :* :| :-B ~X( L-) =D7 :-w s2 \m/ :p kk

0 comentário

Postar um comentário