Resenha : Confissões de um garoto tímido, nerd e (ligeiramente) apaixonado, de Thalita Rebouças


Livro: Confissões de um garoto tímido, nerd e (ligeiramente) apaixonado
 Autor (a): Thalita Rebouças
Editora: Arqueiro / Gênero: Romance / InfantoJuvenil
Páginas: 304 / Ano: 2017
Skoob


        E aí lindezas? Tudo em cima? Espero que sim! Hoje a resenha que trago aqui para o blog é do mais novo lançamento da editora Arqueiro! Livro fresquinho, que foi lançado agora no mês de maio - Confissões de um garoto tímido, nerd e (ligeiramente) apaixonado, da Thalita Rebouças foi meu primeiro livro lido da autora. Gosto muito de descobrir novos autores nacionais, e incentivo muito a leitura destes autores. Por isso resolvi escolher esse livro como próxima leitura, para poder falar um pouquinho dele pra vocês e ao mesmo tempo mostrar as histórias legais que nossos autores estão escrevendo.

        Para quem leu Confissões de uma garota excluída, mal-amada, e (um pouco) dramática, vai notar que há uma certa continuação. Não uma continuação precisamente, mas vai trazer vários personagens que existiram neste primeiro livro da autora. Tetê vai aparecer nesse livro também (que foi protagonista no livro Confissões de uma garota excluída, mal-amada, e (um pouco) dramática), mas vai ter um enfoque na vida de outro personagem, na vida de Davi, um dos melhores amigos de Tetê e irmão mais novo do namorado da Tetê, o Dudu. 



        Esse é o livro que foi publicado primeiro, mas se você ainda não o leu, não há problema algum, porque dá para entender perfeitamente a história, já que a Thalita irá narrar a vida de outro personagem que fez parte do primeiro livro. Mas ao ler o Confissões de um garoto, fiquei morrendo de vontade de ler o Confissões de uma garota, então acho que vou acabar comprando! hahah. 





        A escrita da Thalita é muito fluída, e simples o que dá uma leveza própria a narrativa. Por ser brasileira, é uma delícia ouvir gírias que só nós entendemos e acompanhar cenários como o Rio de Janeiro de pano de fundo. É por isso que gosto de nossos autores, parece que quando os lemos estamos mais próximos de casa. 


O livro nos trás a história de Davi. Davi tem 16 anos, e é considerado por sua turma um nerd de carteirinha. Ele ama astrologia, e estuda signos, então está sempre fazendo o mapa astral de alguém ao seu redor para poder compreender um pouco mais da pessoa com quem está lidando. Davi mora com seu irmão mais velho Dudu, e com sua avó já que seus pais morreram. Davi tem uma melhor amiga, a Tetê, que está sempre por perto para o que der e vier. Mas quando precisa se decidir entre guardar um segredo de seu irmão ou contá-lo a sua melhor amiga Tetê (que inclusive é namorada de seu irmão), Davi fica com o coração apertado por não saber como agir. Davi não é nada bom com relacionamentos, inclusive só beijou uma garota na sua vida (e foi sua prima, um selinho, então será que conta?). No meio dessa de contar ou não contar "o segredo" ainda há outro problema: Davi parece ter achado uma garota no colégio muito bonita e legal, a Milena. Milena gosta de tudo o que ele gosta: música clássica, ler de tudo um pouco só para ter o prazer de saber muitas coisas, sabe combinar estilos de roupa como ninguém e parece ser super gente boa. Mas depois de irem juntos a uma noite de apresentações do pianista Nelson Freire, Milena resolve roubar um beijo de Davi dentro do Táxi. Davi fica atônito. Davi fica sem jeito. Davi fica confuso: esperava que fosse ver fogos de artifício em seu primeiro beijo de verdade, mas achou que tudo foi um pouco estranho demais. Será que ele não sabia beijar direito? Será que foi estar ao lado do taxista que deixou Davi sem jeito? Ele então vai contar das suas angústias para seus dois melhores amigos: Tetê e Zeca.

Além de linda, Milena era mesmo simpática. E, quando falava, tinha a voz doce, como a da Marisa Monte quando dá entrevista. Rouca, carioquíssima e sexy. Sexy é palavra de velho? A Tetê certamente me recriminaria por usá-la. E me recriminaria pelo "recriminaria" também. 
        Zeca é um super amigo de Davi. Ele está meio pra baixo porque acabou de terminar com seu namorado e descobriu que foi trocado por um barbudo muito sem graça. Ele dá vários conselhos a Davi, como por exemplo, que dificilmente um primeiro beijo vai ser bom. Ainda mais pra quem ainda não bem, treinou direito. Quem com o tempo o negócio deslancha. Mas Davi ficou tão envergonhado que nem sabe como toca no assunto com a Milena. Tetê super apoia o relacionamento dos dois, já que tem certeza que os dois super combinam. Só lhe resta esperar e ver o que acontece. 


        Nesse meio tempo surge um outro personagem bem interessante na trama: Gonçalo, um brasileiro que foi morar em Portugal e que está visitando a família da Samantha, uma das amigas em comum de Davi. Gonçalo é aquele garoto naturalmente bonito, que coloca em polvorosa todas as garotas solteiras do circulo de Davi. Não dá pra não notar a presença do garoto, que além de tudo é super simpático. E é em meio a esse monte de assunto novo que Davi precisa fazer uma escolha. Uma escolha que irá fazer com que saia de sua zona de conforto e comece a enfrentar sua adolescência com o peito aberto e o queixo erguido. Davi está pronto para amadurecer e conquistar seu espaço. Só lhe resta coragem e um pequeno empurrãozinho.


- E tem mais, crianças! Não está certo a gente deixar de fazer o que gosta, deixar de ser feliz, deixar de ser quem a gente é por causa de preconceito, principalmente preconceito dos outros. E outra coisa! - continuou vovó, realmente animada com o assunto. - Não tem o meno problema uma pessoa ter dois lados, um lógico e coerente, e outro mais inquieto e sonhador. A tente tem que ter cabeça aberta sempre, com muitas gavetas, muitos espaços, muitos horizontes a serem descobertos!
 Li esse livro em três dias. Super gostosinho de ler gente! Indicado para adolescentes, acredito que desde uma faixa dos treze até os dezessete. Também indicado para adultos, mas coloquei essa faixa para quem quiser saber mais ou menos para presentear. Porque é um livro super bacana para dar de presente. É um livro que vai refletir sobre assuntos como adolescência, timidez, homossexualismos, preconceitos, bullyng, temas super atuais nos dias de hoje. A proposta da autora me surpreendeu, de uma maneira muito boa. A história tomou rumos que eu jamais imaginava tomar. Fiquei realmente surpresa mesmo. E por isso vou tomar um cuidado tremendo para não soltar nenhum spoiler, para que quem comprar e ler também se surpreenda como eu me surpreendi. Super me identifiquei com o Davi, sempre fui aquela garota na escola que me escondia nos livros, que gostava de ficar na minha, que ficava coagida em um circulo muito grande de pessoas. Minha vida inteira fui de ter poucas amigas. Eu sempre estava com mais uma além de mim... ahaha, nunca fui a garota popular da escola. Sempre fui aquela nerd que gostava de ler e estudar, e tudo bem! As pessoas precisam entender que tudo bem ser assim. Que tem pessoas que tem um pouco mais de dificuldade de entrosamento mesmo. Um tema bastante explorado também foi o do preconceito em cima do homossexualismo. A autora remete a várias situações que nos faz pensar sobre ele, o que é super bacana, já que estamos em pleno século XXI e há ainda tanto burburinho em torno desse tema. Por isso é um livro para pais e filhos lerem, para que possam discutir sobre estes assuntos, conversar mesmo, abrir a mente, falar sobre bullyng, sobre adolescência, sobre pré conceito, sobre amor, sobre amizade. É um livro bem amplo, mega indicado, que me emocionou em vários trechos e que deu uma sensação gostosa sobre como Davi superou seus medos e limites e conseguiu amadurecer de forma linda e sincera como todo adolescente deve amadurecer.



         Há, vou deixar pra vocês um vídeo sobre o artista preferido de Davi. Para quem quiser conhecer um pouco mais do trabalho lindo desse pianista brasileiro, Nelson Freire, sugiro uma fuçada em seus outros vídeos no Youtube. O cara é fera demais! :)



Sinopse:
Davi está no segundo ano do ensino médio e finalmente tomou coragem para iniciar o curso de astrologia que sempre quis fazer mas nunca teve coragem de admitir, por medo de sofrer preconceitos.

Entre signos e mapas astrais, conhece Milena, uma menina incrível, que o deixa encantado com seu jeito apaixonante. Tetê, melhor amiga de Davi, o incentiva a investir no relacionamento, mas vencer a timidez é um desafio para ele. Ajudar Zeca, seu amigo que passa por problemas amorosos, também é uma dificuldade, pois Davi é inexperiente no assunto.

No final do primeiro semestre, entretanto, uma novidade causa um rebuliço na turma: Samantha, colega de classe do trio, apresenta Gonçalo, que mora em Portugal e veio passar as férias de verão europeu na casa dela, no Rio de Janeiro.

A chegada do estrangeiro tem efeitos inesperados, e Davi e seus amigos passam a lidar com questões que nunca imaginaram ter que enfrentar.




:) :,( ;) :D :-/ :? :v X( :7 :-S :(( :* :| :-B ~X( L-) =D7 :-w s2 \m/ :p kk

0 comentário

Postar um comentário