Resenha : Drácula, de Bram Stoker


Livro: Drácula
Versão 3 em 1 
 Autor (a): Bram Stoker
Editora: Martin Claret / Gênero: Clássico / Terror
Páginas: 542 / Ano: 2017
Skoob


        Oi galera linda, tudo bem? Hoje a resenha que trago é do clássico do terror Drácula, de Bram Stoker. Essa edição é a três em um da Martin Claret e aqui para o blog eu já trouxe a resenha de Frankestein que eu achei ótima! A edição está linda e impecável, maravilhosa para os colecionadores e admiradores de um bom clássico de terror.


         Bom, meu envolvimento com Drácula é apenas o que o senso comum prega: um vampiro. Isso era o mais próximo que eu tinha chegado de conhecer essa obra hahah. Eu não esperava encontrar uma história bastante sombria e cheia de nuances. Também não esperava encontrar uma história de amor. Eu esperava encontrar apenas um homem que virara um vampiro sugador de sangue humano hahah. É amiguinhos, errei feio. Essa história é muito mais do que isso. Muito mais sombria, muito mais complexa e muito bem escrita. Fiquei realmente apavorada em certos trechos, em outros achei um tanto dramalhão mexicano sabe? Uma mistura diferente e gostosa de se ler.


         O livro basicamente conta com troca de cartas e registros em diários. Jonathan Harker é um jovem negociante que vai à Transilvânia para fechar alguns negócios com propriedades de interesse do Conde. Porém estando no castelo, percebe que é de interesse do Conde de repente o manter cativo. E isso acontece depois do Conde ver uma foto da atual noiva de Jonathan, muito parecida com sua noiva de séculos atrás. Afinal o Conde, vamos ficar sabendo, foi submetido a uma estranha maldição, após profanar altares ao ficar sabendo da morte de sua esposa por suicídio e enlouquecer.

         Jonathan sabe que no casarão coisas estranhas acontecem. Há muitas portas que levam a lugar nenhum, muitos barulhos de lobos e outros seres, e não se deixa enganar. O Conde é um ser estranho e já notou que para sair dessa condição horrenda só fugindo.

        
       E é o que ele faz. Mas o Conde resolve também o perseguir, ir até a Inglaterra e encontrar a doce Mina, noiva de Jonathan. Em meio a destruições em massa e peles ficando claras demais o circo se fecha e o leitor começa a se questionar o que é real e o que não é, nesse mundo gótico, porém requintado criado pelo autor.


        Nota-se que a ideia de terror nesse livro é bastante calculada e comedida. Não é um terror esculhambado, mas um terror digno de um Conde rsrsr. Algo tenso e sufocante ás vezes, mas na maioria do tempo um terror bastante requintado e que brinca com o nosso lúdico, nos mostrando que talvez o autor esteja falando das mazelas humanas, deixando os personagens nos convencerem que é fantasia, mas será que é mesmo? Um livro bastante intrigante, que me fez ficar curiosa com a mente do autor.


        Depois de ler o livro, resolvi fazer umas pesquisas e descobri um filme um tantinho antigo, que procurou retratar em cenas a obra de Bram Stoker. Assisti um Keanu Reeves bastante novinho no papel de Jonathan e fiquei super empolgada, porque amo os filmes que ele aparece ahahah. Não sabia que ele tinha participado desse filme. O filme é legal, alguns trechos bem fiéis ao livro, mas outros trechos bem nojentos e estranhos rsrsr. A experiência foi rica, curti a leitura e agora posso dizer que Drácula fora riscado da minha lista de clássicos a serem lidos. 



Sinopse:
Drácula, é uma história de vampiros e lobisomens; de criaturas que estando mortas permanecem vivas. É também uma história de pessoas corajosas que se lançam à destruição de uma insólita e maléfica ameaça. Como quer que seja, permanece intacta nestas páginas a mesma emoção de milhões de leitores e espectadores que penetraram na história que se inicia num castelo desolado nas sombrias florestas da Transilvânia. Lá, um jovem inglês é mantido em cativeiro, à espera de um destino terrível. Longe dele, sua noiva bela e jovem é atacada por uma doença misteriosa que parece extrair o sangue de suas veias. Por trás de tudo, a força sinistra que ameaça suas vidas: Conde Drácula, o vampiro vindo do fundo dos séculos.


:) :,( ;) :D :-/ :? :v X( :7 :-S :(( :* :| :-B ~X( L-) =D7 :-w s2 \m/ :p kk

0 comentário

Postar um comentário