Últimos posts


Livro: A grande arte de ser feliz
 Autor (a): Rubem Alves
Editora: Planeta / Gênero: Crônica
Páginas: 160 / Ano: 2014
Skoob / Amazon / Saraiva

        Olá gente, tudo bem? A resenha de hoje é do livro A grande Arte de Ser Feliz, do Rubem Alves, publicado pela editora Planeta. Não escondo de ninguém que o Rubem é um dos meus autores favoritos. Ele é aquele tipo de autor que vai mexer com a sua zona de conforto. Ele vai cutucar aquela feridinha que a gente não ta a fim de sentir doer sabe? Por isso gosto tanto dele. 


Não existe ninguém nesse mundo que seja feliz o tempo todo, pois a felicidade não é algo constante, ela se encontra em momentos de nossa vida, muitas vezes nos mais simples, a melhor forma de encontrar a felicidade é agir como criança, ver a beleza nas coisas e viver.


        Eu já coloquei como meta que vou comprar todos os livros dele hahah, então estou indo devagar. Algumas pessoas que lêem mais de um de seus livros acha que ele começa a soar repetitivo. Realmente, quando a gente lê muito de um mesmo autor começa a perceber esse tipo de coisa, já que o assunto abordado por ele é muito do que se vive no cotidiano. Mas mesmo ele citando um ou outro autor novamente para construir uma de suas crônicas eu não me sinto enjoada de ouvi-lo repetir. Ele escreve tão bem que de vez enquanto eu volto e leio novamente, para voltar a sentir aquela sensação boa que os livros dele me trazem.


        Ele não é um livro de auto-ajuda (embora algumas pessoas o considerem). Ele não vai trazer uma formula da felicidade pronta. Na verdade, neste livro em específico, o Rubem Alves resolve responder algumas perguntas que leitores seus resolveram lhe enviar. E ele aborda assuntos bastante tabus, de uma forma linda como a homossexualidade, a religião, a infidelidade. E eu não consigo discordar de nada do que ele traz á tona. Ele fala com muita propriedade das coisas, é lindo o jeito que ele escreve.

        Como nesse trecho:


Alguém me perguntou se eu acredito na existência do inferno, o lugar onde Deus aprisiona as almas condenadas por toda a eternidade em sofrimentos sem fim [...] quem acredita no inferno está, na realidade, acreditando em coisas horrendas sobre Deus. A questão crucial, portanto, nessa pergunta sobre a existência do inferno, é: O que você pensa de Deus? [...] acho que Deus chora também quando os religiosos, que se dizem a serviço, espalham esses boatos de que ele se diverte com o sofrimento dos presos na sua câmara de torturas.

        É uma reflexão tão profunda e tão verdadeira que não há o que se contestar. É esse tipo de reflexão que Rubem Alves vai nos propor, de parar de pensar como a massa pensa. De ver coisas simples e gostosas na vida. De não deixar se enganar pelo veneno que o ser humano insisti em espalhar nas coisas bonitas da vida.

        Vale muito a pena essa leitura, esse livro. E para você que ainda não conhece o autor, sugiro que dê uma chance, porque ele é ótimo!


Cuide-se. Você tem o direito de estar nesse mundo. Esforce-se por ser feliz.  


Sinopse:
Em “A grande arte de ser feliz”, Rubem Alves nos presenteia com uma seleção de crônicas tocantes sobre a vida. O autor nos propõe que cada pensamento seja como um novo brinquedo, que nos dê alegria, nos divirta e também nos faça pensar. Muitas das crônicas foram escritas a partir de dúvidas e sugestões de leitores que acompanham seu trabalho e foram enviadas a ele por meio de cartas, e-mails ou telefonemas. Seu estilo único, profundo e metafórico é desenvolvido em três partes: Coisas que dão alegria, Coisas do amor e Coisas da alma, sendo que cada uma delas apresenta de forma encantadora os sentimentos e situações com os quais todos nós já nos deparamos um dia.

Compartilhe com os amigos

Comente pelo Facebook!

Comente pelo Blog!

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *