Últimos posts


Livro: Pseudônimo Mr. Queen
 Autor (a): Loraine Pivatto
Editora: Independente / Gênero: Distopia, Fantasia
Páginas: 404 / Ano: 2015
Skoob / Amazon 

        Oi galera, tudo bem? Hoje trago para vocês a resenha do livro Pseudônimo Mr. Queen, escrito por Loraine Pivatto. A Loraine me procurou para apresentar o projeto de seu livro, que é tipo um livro viajante. Como ela é autora independente, seu livro tem esse propósito de passar de mão em mão para ser conhecido, uma forma de divulgar seu trabalho que eu achei super interessante e criativa.

        O livro vai nos apresentar uma distopia, é basicamente uma fantasia com fleches de realidade. Dividido em 3 atos, o livro é narrado durante os anos de 2012 a 2117 e vai nos contar a história de 3 protagonistas da família Brandão: Regina, Larissa e Vitória.

Regina está vivendo no tempo atual, quando de repente se vê em uma realidade paralela, onde poucas pessoas sobrevivem no ano de 2012, após o fim do mundo como o conhecemos atualmente. Regina não entende porque ela foi uma das escolhidas, e parece que somente as pessoas que sonhavam é que permanecem nessa nova “terra”. Essas pessoas tinham um mesmo sonho: dizendo como funcionaria essa nova era. Essa nova era sugeria que: as pessoas viveriam duas vidas: a primeira vida até os 70 anos, a segunda dos 20 anos até os 100 anos. Seriam num total 150 anos no total, mas durante esse período é impossível a morte. Essa nova era preza a vida acima de tudo, então todas as formas de morte que conhecemos hoje não são mais possíveis. Você não consegue nem se suicidar. E o grande mistério e segredo é se há uma forma de morrer antes do prazo fixado e esse segredo é guardado para que se possa preservar a humanidade.

        Depois de Regina, Larissa e Vitória também ganham destaque, e se é contado sobre seus romances, frustrações e o grande elo que liga essas três é que uma é a avó (Regina), Larissa é a neta da Regina e Vitória é a bisneta da Regina. A gente fica o livro todo tentando descobrir o que irá ligar estas três pessoas no final, é bastante surpreendente como a autora termina o livro.

Nessa nova era, apesar de não ter doenças e a morte eminente, há um sistema de pontuação, muito fútil, onde você ganha pontos se você é um artista, ou se você tem muitos amigos, ou se você engordou ou emagreceu, uma sociedade que apesar de evoluída, continua doente por outras causas, já que ao invés de aproveitar uma nova chance de vida e em igualdade, prefere competir através de pontuações ilógicas.

Regina sempre salientara o perigo de amar sem ser correspondida, enfatizando a preferência em ser mais amada do que amar, mas naquela mensagem a fala era outra. Dizia somente agora entender que ter a capacidade de amar e poder experimentar todas as emoções provenientes de tal sentimento era na verdade a maios dádiva da vida”.


       O livro traz várias reflexões a respeito de como estamos vivendo nossa vida, do que realmente vale à pena e o que devemos realmente valorizar. Muitas pessoas se sobrecarregam tanto competindo através de pontuações que perdem a chance de viver novamente uma vida mais plena. Regina, Larissa e Vitória não davam muita importância para o sistema de pontuações, e acredito que foi essa mensagem que a autora quis nos passar, de que é possível ser diferente em uma sociedade que te oprime. Por ser um livro complexo em assuntos e reviravoltas, talvez fique um pouco mais difícil de fazer uma resenha sem spoilers. De modo geral a leitura prende muito, traz reflexões políticas e de novas normas, o final traz uma surpresa inesperada e fiquei muito contente de poder conhecer o começo do caminhar de uma nova escritora.


- Digam o que quiserem, não há nenhum golpe mais violento ao ego do que a rejeição daquele a quem nos dedicamos. A pessoa que elegemos conquistar, seja ela uma namorada, ou esposa, como também amigo, pai, mãe, filho, não importa. Aquela pessoa que talvez nem tenha percebido direito a nossa existência, mas na qual investimos todas as nossas atenções e pela qual melhoramos, esperando por um reconhecimento que não vem”. 


Sinopse:
O ano é 2012,

Dia 21 de dezembro,
E a temida profecia maia acaba de se cumprir.



Cidades devastadas,
Ruas vazias,
A população mundial bruscamente reduzida,
E a história dos sobreviventes começa a ser contada.



Os escolhidos iniciam um novo mundo, baseado nas novas regras passadas através dos sonhos.



Agora serão 2 vidas: 
A primeira até os 70 anos,
A segunda, a partir dos 20 e até os 100.
150 anos no total.
Nenhum segundo a mais.



A nova sociedade começa a surgir:
Sem desigualdade,
Sem dinheiro,
Sem doenças,
Sem possibilidade de mortes prematuras,
Exceto por uma maneira.



Uma única maneira de morrer, mas que não pode ser revelada.
Um segredo que precisa ser guardado.
Para salvar a sociedade de si mesma.

Compartilhe com os amigos

Comente pelo Facebook!

Comente pelo Blog!

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *