Últimos posts


Livro: Carta a D. - História de um amor
 Autor (a): André Gorz
Editora: Cosac Naify / Gênero: Romance / Biografia
Páginas: 76 / Ano: 2008
Skoob / Amazon / Submarino

        Oi lindezas! Tudo legal? Hoje trago a resenha de um livro puro e singelo, que peguei emprestado com uma amiga lá no trabalho - Carta a D. de André Gorz, foi lançado em uma edição linda da Cosac Naify. Eles fizeram a capa em formato de carta, e realmente foi como se o autor estivesse escrevendo uma linda de carta de amor para sua esposa, de oitenta e dois anos. A singeleza já começa por aí. Me apaixonei quando abri esse livro e quando o peguei nas mãos. Amo as edições da Cosac Naify, são sempre caprichadas e com detalhes que deixam os olhos brilhando. Esse livro não peca em nada no designe. Está lindo, lindo, poético desde a capa.

Por que você está tão pouco presente no que escrevi, se a nossa união é o que existe de mais importante na minha vida?

        Eu não tinha lido nada desse autor ainda, então na sabia o que esperar. Pesquisei um pouco dele na internet e encontrei vários livros didáticos e filosóficos dele. Então acredito que esse tenha sido um de seus livros mais pessoais, porque é quase uma biografia. Uma biografia do início de seu amor por sua esposa até os dias em que agora velhinhos, completam cinquenta e oito anos juntos. É tempo pra chuchu né gente! rsrs. E a forma como o autor aborda os sentimentos que sente pela esposa, a D, nos mostra que esse amor está tão maduro e ainda forte que é bonito de ver.





        É uma tremenda carta de amor de um intelectual, que divaga ora por assuntos mais ternos e cheios de paixão, e ora lembra-se de alguma situação política pela qual os dois passaram juntos nestes muitos anos de casamento. 

        Então por mais que o livro tenha essa conotação romântica, ele vai nos trazer elementos históricos, e nuances de cada fase do relacionamento dos dois, nos ambientando e fazendo refletir sobre diversos tempos da história. Um casal quase centenário tem muito a dizer sobre o mundo. 

Você está para fazer oitenta e dois anos. Encolheu seis centímetros, não pesa mais do que quarenta e cinco quilos e continua bela, graciosa e desejável. Já faz cinquenta e oito anos que vivemos juntos, e eu amo você mais do que nunca. De novo, carrego no fundo do meu peito um vazio devorador que somente o calor do seu corpo contra o meu é capaz de preencher. 


        Conforme vamos avançando na leitura, percebemos a crueldade com que o tempo trata os amantes. Parece que quando amamos, queremos mais tempo para tudo. Mas logo surgem as dores, as doenças, as ausências. Perde-se um ente querido aqui, outro ali, e o medo de se perder quem se ama vai crescendo. Talvez tenha sido por isso que André resolveu escrever esse livro para sua amada - talvez para imortalizar esse sentimento tão grande que nutre por ela? Uma última tentativa de vencer o tempo e tornar a história dos dois infinita e imortal. Eu pelo menos vejo assim. Um livro bastante lírico e delicado, que me deixou bastante satisfeita quando o terminei de ler.

Recomendo para quem gosta do autor e o conhece, desejando ler algo mais pessoal, ou para quem simplesmente assim como eu, quer ler uma linda história de amor, curta e sensível. Poucas páginas de um amor enorme e singelo. 


Sinopse:
Este é o último livro do filósofo francês André Gorz, escrito para homenagear sua mulher, Dorine, com quem partilhou a vida por quase sessenta anos. O casal cometeu suicídio em 22 de setembro de 2007; os corpos foram encontrados um ao lado do outro, e um cartaz, na porta de sua casa, pedindo que a polícia fosse avisada. Gorz era um crítico radical da mercantilização das relações sociais, contrário à crença no trabalho assalariado, além de ser autor de vários livros sobre ecologia. Desde o início da década de 90 vivia em retiro com a mulher, que sofria, havia anos, de uma doença degenerativa. Os dois viveram uma grande história de amor e companheirismo, após terem se conhecido em Lausanne, numa noite de neve, em outubro de 1947. Desde então, nunca mais se separaram.
 

Compartilhe com os amigos

Comente pelo Facebook!

Comente pelo Blog!

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *