Últimos posts


Livro: A balada do Black Tom
 Autor (a): Victor Lavalle
Editora: Morro Branco / Gênero: Terror / Suspense
Páginas: 195 / Ano: 2018
Skoob / Amazon 

        Olá pessoal! Tudo bem? Espero que sim! Hoje a resenha que trago é desse lançamento da editora Morro Branco, um contato meio que sobrenatural com uma história de terror recontada. O autor do livro, Victor Lavalle, crítico do autor Lovecraft, recontou em seu livro, um dos contos mais polêmicos já publicados por Lovecraft. O conto original, Horror em Red Hook, inclusive está presente no livro ao final como bônus, para que possamos comparar os dois pontos de vista dos autores.

 
        Eu nunca tinha lido nada de Lovecraft e achei o seu conto extremamente preconceituoso. É até difícil de ler. Mas esse autor realmente é polêmico por estampar em seus escritos muito preconceito e xenofobia. 

        Na contra mão, Victor Lavalle nos trás a Balada do Black Tom, uma crítica muito bem construída a esse conto. Nos mostrando como principal personagem um negro, que não é levado a sério em seu bairro, renegado, motivo de chacota pela polícia e que começa a andar com umas pessoas meio estranhas que lhe prometem um poder sobrenatural. 


        E essa é a sacada que Victor quer nos trazer e que se mostrou evidente para mim: o negro em sua posição na sociedade como renegado, dando a volta por cima ao final quando surpreende policiais brancos com algo que se aproxima de magia macabra e terror. 

        Nosso principal personagem, Charles Thomas, é um negro que vive em um bairro de negros com seu pai, vivendo uma vida humilde e sem muitos luxos. Ele pena bastante para conseguir algum dinheirinho. E vira e mexe está envolvido em alguma situação com o pessoal de seu bairro que lhe procuram para que encontre objetos de procedência um tanto questionáveis, envolvidos muitas vezes com magia negra. Mas ele não se envolve, ele só procura estes objetos e os entrega a quem os encomendar. 

        Quando seu pai é morto por um policial brutalmente em seu apartamento, por acharem que ele estava segurando uma arma, quando na verdade era só uma capa de um instrumento musical, Charles de repente se torna possesso com a falta de justiça. Seu pai foi morto e tudo ficou por isso mesmo. A culpa foi dele, não do policial que não averiguou corretamente a situação. Thomas então, que faz trabalhos é envolvido com um personagem chamado Suydam vê de repente uma oportunidade nas forças do mal (magia negra) para projetar sua vingança, e é aí que o livro fica pesado e sombrio, tenso e meticuloso. 

Dê às pessoas o que elas esperam e pode conseguir delas tudo o que precisa. 

        Terror não é o meu gênero favorito, mas devo confessar que fiquei muito curiosa com esse livro e a proposta da editora de trazer tanto a crítica e a história do autor do livro, bem como o conto original ao final para que pudêssemos fazer um comparativo e tirarmos nossas próprias conclusões foi genial. A leitura é muito rápida e dinâmica, é sombria, mas ao mesmo tempo nos faz refletir muito sobre o principal tema de toda a conversa (e controvérsia) o preconceito. Ver em um só livro metades tão diferentes de um todo foi muito bacana. Tenho certeza agora que Lovecraft nunca será um autor favorito em minha vida. A conotação de Victor Lavalle me fez enxergar tudo o que não quero em um escritor como Lovecraft. 


Sinopse:
"Um tributo e uma crítica a Lovecraft" - NPR

As pessoas se mudam para Nova York em busca de magia e nada vai convencê-las que ela não está lá. 

Charles Thomas Tester luta para colocar comida na mesa e manter um teto sobre a cabeça de seu pai, aceitando fazer trambiques e trabalhos obscuros do Harlem a Red Hook. Ele sabe bem o tipo de magia que um terno pode proporcionar, a invisibilidade que um estojo de guitarra lhe oferece e a maldição escrita em sua pele, atraindo os olhares atentos de ricas pessoas brancas e seus policiais. Mas quando faz a entrega de um livro oculto a uma feiticeira reclusa no coração do Queens, Tom abre uma porta para um domínio mais profundo de magia – despertando a atenção de seres que deveriam permanecer adormecidos. 

Uma tempestade que pode engolir o mundo está se formando no Brooklyn. Será que Black Tom irá viver para vê-la se dissipar?



Compartilhe com os amigos

Comente pelo Facebook!

Comente pelo Blog!

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *