Últimos posts


Livro: As melhores seleções brasileiras de todos os tempos
 Autor (a): Milton Leite
Editora: Contexto / Gênero: Biografia
Páginas: 224 / Ano: 2010
Skoob / Amazon / Submarino

        Oi, oi pessoal! Tudo bema aí? Mais alguém que assim como eu tá mega empolgado com ano de Copa do Mundo? Hoje trago a resenha de um ótimo livro para ir entrando no clima: As melhores seleções brasileiros de todos os tempos, escrito por Milton Leite é um livro recheado de depoimentos e fotos escolhidas a dedo, que ilustram as melhores seleções brasileiras já montadas, pelo pondo de vista desse jornalista que gosto tanto. 


        Sou uma garota que sempre amou futebol. É o meu esporte favorito. Muitos acham estranho, mas graças a Deus o mundo está mudando e logo torço para que homens não olhem para mulheres que querem dar palpite sobre futebol com olhar estranho. Hoje já vemos bastante mulheres comandando programas futebolísticos, mas ainda acredito que falte muita representatividade. Sinto que há muito ainda para evoluir, principalmente no que diz respeito ao futebol feminino. Os campeonatos de clubes femininos ainda tem pouco patrocínio e o resultado é que quase não vemos jogos e disputas serem valorizadas. 






        Desde a minha infância o futebol fez parte da minha formação. Eu sou louca pelo Palmeiras (vai Dudu; será que o Borja deslancha?; Willian gatinho, porque a gente assiste futebol e tá com um olho na bola e outro no jogador né não? hahah) e tenho um marido que também é Palmeirense, então super casou. A gente assiste futebol juntos. A gente fala de futebol juntos. Ele não me olha estranho quando comento os lances, quando sei sim o nome da maioria dos jogadores inclusive de outros times, quando sou a única garota em um grupo de garotos que tem time escalado no aplicativo do Cartola - inclusive o meu time se chama Doce Ilusão, caso alguém queira me procurar hahah. Então fiquei muito contente com a oportunidade de conhecer esse livro do Milton Leite e saber curiosidades das seleções que para ele foram as melhores, sendo que ele elegeu 6 delas: as cinco seleções brasileiras que já ganharam a copa, e a seleção de 1982 que fez história, mas que acabou sem a conquista da taça.

        O livro está bastante completo no que diz respeito a fotos antigas das conquistas, ilustrando muito bem cada trechos que o autor traz como depoimentos e situações inusitadas, particularidades que cada seleção teve, no seu respectivo momento. O depoimento dos jogadores é mito rico e muito interessante de acompanhar, porque você fica por dentro de umas curiosidades muito bacanas, que muitas vezes não chegam ao conhecimento do público. 

        Os sentimentos mais intensos que lembro já ter vivido em relação ao futebol foram nas participações do Brasil em copas do mundo (do Palmeiras na Liberta haha). E acredito que conforme os anos foram passando, o nosso amor ao invés de crescer pela seleção tem diminuído. Sinto que muito desse amor é o reflexo das mazelas de nosso país, porque pra mim às vezes é difícil separar uma coisa da outra - eu amo futebol, mas o sentimento de tristeza que me acomete em relação ao jeito que nosso país está sendo governado ultimamente, parece minar esse deslumbre que sempre tive pela seleção. Espero que nessa copa eu possa torcer com o coração livre, e que resgate essa nostálgica ingenuidade juvenil, de quando eu era mais nova.  

        Recomendo muito esse livro para quem quer conhecer mais das seleções brasileiras que já foram campeãs, que conquistaram milhões de brasileiros com seus feitos e para quem quer ter um livro histórico, mas igualmente leve, por ter sido escrito por um dos jornalistas que mais admiro. Quando vejo que o jogo vai ser narrado pelo Milton Leite, na Sportv fico até mais alegre (às vezes troco de canal só pra assistir ele narrando, eu adoro os bordões que ele usa - "Que belezaaa"; "Aí eu se consagro", "Meu Deus"... e por aí vai, ele é muito engraçado! adoro!). Gostei muito dessa experiência de ler um livro dele e recomendo. Vem entrar no clima da copa também! Espero me deslumbrar com a seleção neste ano, porque esquecer o último 7 a 1 não foi nada fácil! rs. 


Sinopse: 
Neste livro, o jornalista e narrador esportivo Milton Leite escolhe as melhores seleções brasileiras de todos os tempos, reunindo personagens em entrevistas e desvendando episódios de grandes campanhas nacionais no futebol. São revelados, neste livro, os bastidores das equipes campeãs das Copas de 1958, 1962, 1970, 1994 e 2002, além do grupo de 1982. A obra também é enriquecida com fotografias e depoimentos de protagonistas dessas campanhas - como Pelé, Zico e Ronaldo.


Compartilhe com os amigos

Comente pelo Facebook!

Um Comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *