Últimos posts


Livro: Pensando bem...
 Autor (a): Hélio Schwartsman
Editora: Contexto / Gênero: Reflexões / Não ficção
Páginas: 406 / Ano: 2017
Skoob / Amazon 

       Oi pessoal, tudo bem? Hoje a resenha que trago é de um livro bastante diferente, que recebi esse ano em parceria com a editora Contexto. O livro Pensando bem, de Hélio Schwartzman é uma ótima pedida para aqueles que querem refletir em relação a vários temas, com uma certa conotação filosófica.

       Hélio vai nos convidar a pensar sobre oito principais temas: Religião, Educação, Ciência, Política, Comportamento, História, Violência e Liberdade. A cada tema abordado pelo autor, vamos acompanhando reflexões das mais diversas, que duram na sua grande maioria uma página.


       Como por exemplo, no tema Religião, o autor vai nos convidar a pensar junto com ele, em temas como aborto, taxa de natalidade, nossas relações espirituais do cotidiano, etc. Nos demais temas, Hélio vai transcorrer da mesma forma, tentando ser imparcial nas suas colocações (mas assim mesmo a gente nota certa tendência do autor em explorar alguns temas), nos convidando a sair de nossa zona de conforto e refletir um pouco mais sobre assuntos que por vezes se tornaram corriqueiros em nossa sociedade.

A religião é um fenômeno fascinante. É uma das poucas coisas que faz homens adultos e normalmente inteligentes se comportarem como crianças à espera de Papai Noel. E isso é só parte da história. Ela também é uma força que pode atuar tanto benignamente, proporcionando conforto e bem-estar aos que nela creem, como de um modo particularmente maligno, motivando massacres e atos terroristas. Numa linguagem mais científica, pode ser descrita como um sistema de crenças que um dia favoreceu a coesão social e agiu como elemento de motivação do grupo. Em sociedades mais complexas, além do bônus, aparecem também os ônus. Seja o que for, é algo sobre o que vale a pena refletir”

       Gostei bastante dessa leitura, pois foi um livro que me surpreendeu em vários aspectos. Não vou dizer que concordei com tudo que foi abordado por Hélio em seu livro, mas muitos temas abordados por ele me fizeram refletir bastante, principalmente quando adentrei os temas de política e violência. Ele te conduz para o que realmente são os nossos direitos, o que nos é imposto pela mídia, e o que nos é enraizado de forma velada e que muitas vezes precisamos engolir goela abaixo. Nessa questão de "despertar" para certos temas, senti que o livro de Hélio me direcionou bastante e me fez ver mais claramente o que pensar em relação aos vários assuntos que ele menciona.


       É um ótimo livro para quem quer uma abordagem mais filosófica de posições ideológicas e culturais, sem extrapolar para achismos, já que Hélio menciona muitos dados estatíscos (isso com a maestrina de não se tornar enfadonho) o que apreciei bastante.


Sinopse:
Este é um livro necessário, especialmente quando pululam nas redes sociais “sábios” com respostas prontas para todos os problemas do país e do mundo, com base em fé ideológica, religiosa ou de qualquer outra espécie. Hélio Schwartsman, filósofo e jornalista da Folha de S. Paulo, não tem, é claro, todas as respostas, mas formula perguntas com muita perspicácia. Em seus textos reunidos especialmente para este livro, ele trata de liberdade, religião, história, política, violência, comportamento, educação e ciência. Ler Hélio Schwartsman é uma experiência única: ninguém sai da leitura da mesma forma como entrou.

Compartilhe com os amigos

Comente pelo Facebook!

Comente pelo Blog!

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *