Últimos posts


Livro: Me Poupe
 Autor (a): Nathalia Arcuri
Editora: Sextante / Gênero: Economia / Finanças
Páginas: 176 / Ano: 2018
Skoob / Amazon 


        Ei, ei pessoal! Quem aí tá afim de ganhar dinheiro, "MÁ OEEEE, hahahihi" como já diria Silvio Santos, levanta a mão! Ganhar dinheiro poupando então é o que você vai aprender acompanhando essa diva das finanças que eu só fui conhecer recentemente (oi? isso mesmo! sou meio desligada gente, me perdoa!).

        Foi através de uma amiga no trabalho que eu conheci a Nath, e que agora vai fazer MUITO parte dos meus dias os seus vídeos e as suas dicas. Minha amiga me apresentou os vídeos dela no Youtube e depois me emprestou esse livro aqui, que devorei em dois dias e que me ensinou a fazer cálculos bem bacanas.



        Pra quem não conhece a Nath, ela inovou ao falar abertamente de uma forma didática e muito leve sobre finanças e sobre como melhor investir aqui, no Brasil. Como poupar e ter uma quantia sólida no banco fazendo com você coloque a cabecinha no travesseiro ao dormir e ficar em paz com suas finanças. Esse é o principal objetivo dela: desfuder o Brasil e convidar todas as pessoas a refletirem mais sobre como melhor usar o dinheiro que ganham. 

        Os vídeos dela são super engraçados e ela fala de uma forma tão descontraída que alguns termos que nos amedrontam como Juros Compostos, taxa Selic, Tesouro Direto, entre outros, passam a ser compreendidos facilmente, alguns deles até com chances de se tornarem nossos melhores amigos! hahah.

        Graças a Deus venho de uma família que sempre falou de dinheiro. Meu pai sempre me ensinou o valor dele desde pequena. Eu poupo (aprendi com a Nath que não é guardar, é poupar!) desde que ganhava mesada quando era pequena. Então muitas das dicas que a Nath dá no seu livro e nos vídeos eu já faço há bastante tempo. Nunca fiquei devendo em minha vida, nunca fiquei zerada no banco, sempre poupei dinheiro a minha vida toda. Mas ao ler o livro dela e assistir os seus vídeos descobri que há melhores maneiras para se fazer isso. E descobri também que há opções mais vantajosas que a poupança, por exemplo. Ao tomar conhecimento do mundo das finanças você se livra de diversas roubadas que pessoas não tão bem intencionadas te oferecem durante a vida. 

        Sabe quando algumas coisas que ela fala soa como libertadoras? Ela manda um grande foda-se para tudo o que não faz bem a ela e a vida financeira dela, e nos ensina que tomar algumas atitudes é essencial para o nosso processo de busca da liberdade financeira. 

        Infelizmente, sabemos que no Brasil pessoas com a minha idade, a de 29 anos, não terá uma aposentadoria tranquila apenas dependendo do governo. As regras mudam assustadoramente a cada ano, e já foi comprovado por senso que as pessoas no Brasil estão vivendo mais (o que é ótimo, sinal que estamos melhorando a qualidade de vida). Mas em consequência, são mais pessoas idosas dependendo do INSS, e menos pessoas ativas trabalhando para pagar a conta de quem já aposentou. Então pessoas que nos despertam para cuidados para nossa vida financeira merecem todo o meu aplauso.


        Esse livro vai nos mostrar muito da trajetória de vida da Nath, soa bastante como uma biografia para mim, mas ela intercala muitas dicas de finanças a cada capítulo, o que deixa a leitura leve, rápida, atraente. A gente pensa: se ela conseguiu, eu também consigo, basta força de vontade e mudar alguns maus hábitos que só atrapalham na nossa busca de um objetivo maior.

        Adorei poder conhecê-la, e agora vou virar fã de carteirinha dos seus vídeos, porque minha "metona" é conseguir meu primeiro 1 milhão guardado, opa, poupado ;). Eu creio nisso, e confio o bastante no meu taco para realizar! Bora lá então? Vem ler também e torço para que você conquiste sua independência financeira com as dicas que ela vai te dar!



Sinopse:


Ela começou a poupar aos 8 anos, de olho no carro que teria aos 18. Com 24, comprou seu primeiro apartamento à vista e ainda bancou todas as obras de acabamento. Aos 30, pediu demissão do emprego dos sonhos e montou o próprio negócio, um canal no YouTube. Tinha 32 quando conquistou o primeiro milhão de reais – e também o primeiro milhão de inscritos. Aos 35, pretende ter pelo menos 5 milhões (bem) investidos, garantia de independência financeira, ou seja: só trabalhará se quiser, no que quiser e quanto quiser.

A história da jornalista e youtuber Nathalia Arcuri é ao mesmo tempo inspiradora, divertida e instrutiva. Dona de uma inteligência financeira extraordinária, lapidada com cursos de especialização e coachings, Nathalia começou a compartilhar suas táticas para poupar e investir primeiro no blog poupecomSara, em 2014. No ano seguinte, valendo-se de sua familiaridade com as câmeras – foi repórter e apresentadora no SBT e na Rede Record –, lançou o Me Poupe! no YouTube, inaugurando o conceito de entretenimento financeiro.
Neste livro, pela primeira vez, Nathalia explora as causas da dinheiro fobia, um mal identificado por ela que corrói o relacionamento das pessoas com o dinheiro. Além disso, apresenta, de maneira simples e organizada, os dez passos que a levaram ao sucesso financeiro: 
1) Fale sobre o dinheiro antes de o dinheiro faltar (e ele não vai faltar).
2) Tenha objetivos claros. 
3) Cuide do autoconhecimento. Só quem se conhece bem consegue definir prioridades e planejar a vida financeira. 
4) Não faça desaforo para o dinheiro que você suou tanto para ganhar! 
5) Me poupe, se poupe, poupe. 
6) Nos juros compostos acredite. 
7) Aprendizado tem que ser constante. 
8) Esqueça o que te disseram sobre aposentadoria. 
9) Assuma a responsabilidade e permita-se errar. 
10) Agradeça e comemore todos os dias.


Compartilhe com os amigos

Comente pelo Facebook!

Comente pelo Blog!

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *