Últimos posts


Livro: Aristóteles e Dante descobrem os segredos do universo
 Autor (a): Benjamin Alire Sáenz
Editora: Seguinte / Gênero: Jovem Adulto / LGBT
Páginas: 392 / Ano: 2014
Skoob / Amazon


        Oi pessoal! Tudo bem com vocês? Hoje trago resenha de um livro que eu favoritei! hehe, sim porque eu AMEI! Fazia tempo que eu lia muitas resenhas positivas a respeito de "Aristóteles e Dante descobrem os segredos do universo" e estava louca para descobrir esses segredos hahah, mas comprei o livro faz um tempinho e como ganho vários para resenhar de editoras, acabou que esse foi ficando na estante, só me observando. Mas no final desse ano tomei vergonha na cara e peguei para ler e li em tipo, 3 dias. Até fiquei com dó quando virei a última página, porque quando a gente ama muito um livro não quer que ele acabe.

        O livro vai nos trazer uma história linda de amizade e descobertas de dois adolescentes o Ari (diminutivo de Aristóteles. Onde sua mãe estava com a cabeça quando lhe deu esse nome ele jura que não sabe) e Dante. Os dois vivem em um bairro nos Estados Unidos onde a maioria é imigrante do México. Inclusive os dois muitas vezes se sentem deslocados, porque não se sentem nem norte americanos, nem mexicanos. 

        Ari tem problemas de comunicação. Ele não consegue se envolver muito com amigos, aliás, ele não tem nenhum. Ele culpa muito os pais por isso. Seu pai sobrevivente de guerra pouco fala, já que as lacunas que cresceram em seu coração neste período sombrio de sua vida estão lá permanentemente lhe lembrando o quanto foi difícil sobreviver e voltar para casa. E outro silêncio que paira na casa de Ari é a respeito do irmão mais velho que está preso. Todos estão proibidos de tocar no nome do irmão de Ari. E isso o incomoda muito, não poder falar do irmão. Ele se tornou um fantasma que assombra os sonhos de Ari e o faz ter um ódio velado de toda a família, por o privarem de falar do irmão. 


        Dante também tem dificuldade de manter amizades, porque é uma pessoa muito intensa, inteligente e pouco convencional. Quando ele conhece Ari na beira da piscina do clube do bairro onde moram, uma amizade acanhada de inicio começa a nascer. Logo os dois não se desgrudam mais e se tornam melhores amigos. É lindo ver a construção dessa amizade, como ela se desenvolve de maneira tão agradável e genuína.

Naquela tarde, aprendi duas palavras novas. 'Inescrutável'... e 'amigo'. 

        Mas os dois tem problemas demais não resolvidos. Dante acredita ser gay, e isso o incomoda muito. Ele não sabe como revelar essa situação aos seus pais, que ficariam muito decepcionados. E tentou sair com algumas garotas, mas simplesmente não rolou, então sim, ele é gay, mas como é difícil colocar todo esse sentimento pra fora. Ari não vai deixar nunca de ser amigo de Dante, mesmo sabendo disso, mas as coisas continuarão a ser as mesmas? Ainda mais quando Ari é um cara super bonito e fica difícil Dante ficar ao lado dele, pois a coisa que Dante mais deseja no mundo é alguém maravilhoso e que o entende assim como Ari o entende?

        Esse livro é MARAVILHOSO! e traz uma abordagem super necessária nos dias atuais. Fala das dificuldades do mundo adolescente de se encaixar, de como é difícil ser visto como diferente, como é forte a homofobia (ainda mais porque o livro é retratado na década de 90, onde o preconceito era mais forte). E eu me encantei porque o autor escreve tudo de uma forma muito poética e inteligente. A gente sente gosto e prazer em uma leitura assim. Acalenta o coração. Eu fiquei super envolvida. A amizade, o elo de confiança, os medos e os diálogos travados entre Ari e Dante são muito especiais. As questão familiares, muito presente nas vidas dos dois adolescentes também são duras lições que vamos acompanhando no desenrolar da leitura e que nos comovem muito, pois são cicatrizes difíceis de serem curadas e vivem abertas. O livro nos mostra muito o poder do diálogo no seio familiar e como a falta dele causa prejuízos enormes para todos os envolvidos. Eu adorei a leitura, já vou sair recomendando para todo mundo. Fiquei muito feliz de ter começado com uma mega expectativa e de o livro ter feito seu trabalho direitinho, me deixando felizona! hahah. Foi uma delícia de livro, que recomendo demais, demais!

Fiquei pensando que poemas são como pessoas. Algumas pessoas você entende de primeira. Outras você simplesmente não entende... e nunca entenderá.


Sinopse:
Dante sabe nadar. Ari não. Dante é articulado e confiante. Ari tem dificuldade com as palavras e duvida de si mesmo. Dante é apaixonado por poesia e arte. Ari se perde em pensamentos sobre seu irmão mais velho, que está na prisão.

Um garoto como Dante, com um jeito tão único de ver o mundo, deveria ser a última pessoa capaz de romper as barreiras que Ari construiu em volta de si. Mas quando os dois se conhecem, logo surge uma forte ligação. Eles compartilham livros, pensamentos, sonhos, risadas - e começam a redefinir seus próprios mundos. Assim, descobrem que o amor e a amizade talvez sejam a chave para desvendar os segredos do Universo.


Compartilhe com os amigos

Comente pelo Facebook!

Comente pelo Blog!

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *