Últimos posts


Livro: Olhar de frente
 Autor (a): Tânia Alexandre Martinelli
Editora: Editora do Brasil / Gênero: Jovem Adulto
Páginas: 136 / Ano: 2018
Skoob / Amazon

        Oi pessoal tudo bem? Espero que sim! Hoje a resenha que trago é de um livro de uma pessoa muito querida. A autora do livro, a Tânia, foi minha professora no ensino fundamental, professora de português e muito do meu amor pela leitura vem dos incentivos lindos que ela dava aos alunos em relação ao universo dos livros. Ela começou a escrever e agora lança um livro atrás do outro, então sou muito fã de toda a trajetória dela, e de tudo o que ela tem conquistado enquanto escritora. Este livro em especial, fui no lançamento e peguei um autógrafo! Foi bem legal de acompanhar. 

        Os livros dela são na maioria voltados a passar grandes lições, a falar sobre inclusão social e por isso são utilizados bastante em escolas de forma a trazer aos alunos essa consciência por trás da história.

        Em "Olhar de Frente", teremos 3 personagens principais: dois deles são cegos - um é o Beto, o outro é o Vladimir. Vladimir ficou cego depois de adulto e para ele essa transição foi extremamente dolorosa. Ele chega a ser uma pessoa muito rabugenta na maioria de seus dias, e como sua profissão era a de fotógrafo ele passa os dias se lamentando e se mostrando frustrado, porque sua vida ficou muito limitada. Já Beto é cego há mais tempo, mas enfrenta desafios do mesmo jeito. Por ser jovem, tem medo da rejeição dos amigos na escola e quando se vê apaixonado por uma garota da sua sala e que é sua amiga há bastante tempo fica ainda mais inseguro. Será que uma pessoa normal se apaixonaria por alguém que é cego?


        Sebastião, outro personagem, é catador de recicláveis. Ele é uma pessoa muito de bem com a vida, na maioria dos dias, e acaba por ser aquele que vai sempre animar o seu Vladimir, porque sempre se encontram para conversar no mesmo banco de ônibus, quase todos os dias. Mas a vida que leva também não é fácil. Sebastião é analfabeto e sente muita vergonha disso. Tem hora que bate aquela crise existencial nele e tudo fica pesado demais. Cuidar de três filhos e uma esposa catando recicláveis não é fácil.

        Acompanhar a história destas três pessoas vai nos trazer um misto de compaixão. Mas ao mesmo tempo nos mostra que mesmo sendo diferentes, somos seres únicos e cada um de nós passa por nossos percalços durante a vida. Ninguém está livre de sofrimento, mas como você supera a sua dificuldade, os seus flagelos é que é o segredo. De formas distintas, os três personagens amadurecem muito na trama e vão quebrando barreiras tanto impostas pela sociedade (infelizmente) como as barreiras destrutivas que foram construindo em torno de si para justificar sua posição enquanto pessoa oprimida. Aprendemos de forma muito empática com os três que o nosso destino é a gente que trilha e se não formos fortes o suficientes para fazê-lo, ninguém o fará por nós.

        Um livro que traz muitas lições e é uma leitura bastante leve, rápida, indicado para se discutir em família e em rodas de conversa. Indico muito a leitura!

Não existe pior vilão que a própria pessoa, Beto caiu numa autocrítica pesada que lhe estragou a manhã e a tarde. 



Sinopse:
Beto é um adolescente comum, que vai à escola e está apaixonado. Vladmir é um senhor rabugento, que está sempre se lamentando por ser cego. Sebastião é um catador de material reciclável, que vive espalhando sua alegria mesmo a quem não é tão receptivo, como Vladmir. Três gerações, três vidas completamente diferentes, três histórias que se cruzam nesta sensível narrativa. Cada um desses personagens, na busca pela superação de seus conflitos, vai mostrar ao leitor uma nova maneira de ver o mundo – mais humana, e cheia de possibilidades.



Compartilhe com os amigos

Comente pelo Facebook!

16 Comentários

  1. Obrigado vc me ajudou a entender o livro

    ResponderExcluir
  2. Obrigado vc me ajudou a entender o livro

    ResponderExcluir
  3. Achei ótimo essa explicação

    ResponderExcluir
  4. Respostas
    1. voce que e uma merdaaaaaaaaa

      Excluir
    2. voce que e uma merdaaaaaaaaa

      Excluir
  5. Me ajudou no trabalho de escola😋😋 valeu!

    ResponderExcluir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *